Hoje, nas empresas, a habilidade de criar conteúdos visuais que comuniquem ideias e atraiam o público se tornou uma necessidade para todos os funcionários, independentemente da função.
Com equipes enxutas, a busca por ferramentas que otimizem o tempo e simplifiquem processos tem sido uma prioridade.
De acordo com o Relatório de Economia Visual do Canva, 93% das lideranças globais estão priorizando ferramentas de comunicação visual que facilitem o fluxo de trabalho, e 73% aumentaram os investimentos em soluções de IA para comunicação visual em comparação ao ano anterior.
O Canva, plataforma de comunicação visual, oferece ferramentas para criação de projetos visuais, que geram economia de tempo. Essas dicas são úteis para profissionais de marketing, vendas, recursos humanos, criação e outros setores.
Confira as cinco dicas que o Canva oferece para transformar a rotina de trabalho:
1. Kits de Trabalho aceleram o processo criativo
Os Kits de Trabalho no Canva disponibilizam uma variedade de modelos e recursos adaptados para diferentes equipes, como marketing, RH, vendas e criação.
Esses kits permitem que qualquer funcionário personalize apresentações, vídeos e posts para redes sociais sem precisar começar do zero, tornando a criação de conteúdo visual mais acessível.
2. Grave apresentações para quando estiver ausente
A função “Apresentar e gravar” permite a gravação de apresentações como se o apresentador estivesse presente na reunião. Após a gravação, um link é gerado e pode ser compartilhado com o público, que poderá assistir ao vídeo, visualizar os slides e voltar aos pontos importantes conforme necessário.
3. Kit de Marca mantém a identidade visual consistente
O Kit de Marca do Canva centraliza todas as diretrizes visuais de uma marca, como fontes, logotipos, cores e imagens, em um único lugar. Isso garante que todas as comunicações, internas ou externas, mantenham uma aparência uniforme e profissional, facilitando a criação de conteúdo confiável e alinhado à identidade da marca.
4. IA para otimizar tarefas
A IA generativa do Canva é uma aliada importante para aumentar a produtividade. Com funcionalidades como o Tradutor e o Texto à Imagem, é possível automatizar traduções e criar elementos gráficos únicos, otimizando o processo criativo e permitindo que as equipes façam mais com menos.
5. Colaboração em tempo real
As ferramentas de colaboração do Canva permitem que equipes em diferentes locais trabalhem juntas de forma eficaz, contribuindo para a criatividade e a eficiência.
Com a nova funcionalidade do Canva Docs, é possível acompanhar o histórico de edições, colaborar em textos e manter uma comunicação ágil, garantindo que todos estejam alinhados durante a criação de documentos longos.