De acordo com um novo estudo publicado na última terça-feira (30) no jornal médico Jama, cerca de 7% de todas as mulheres em idade reprodutiva nos Estados Unidos tentaram realizar o próprio aborto. Antes da revogação da decisão Roe v. Wade, em 2022, este número era de 5%.
O estudo em questão compara dados obtidos em 2021 com dados de 2023. Ele procura determinar o efeito que a decisão da Suprema Corte norte-americana teve na saúde das mulheres do país.
“Acreditamos que, porque está ficando mais difícil ter acesso ao aborto em instalações médicas, o aborto autogerido irá aumentar”, disse Lauren Ralph, principal autora do estudo e epidemiologista do Advancing New Standards in Reproductive Health, um grupo de investigação da Universidade de Nova Iorque. Califórnia, São Francisco.
“É uma peça muito importante do quebra-cabeça, à medida que tentamos compreender o impacto total da decisão Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization na vida reprodutiva das pessoas”, completou, fazendo referência à decisão Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, a qual anulou a Roe v. Wade.