O vereador reeleito de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues como novo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia. Ele substitui Davidson Magalhães, também do PCdoB, que ocupa o cargo desde 2019.
Vasconcelos elogiou o trabalho de seu correligionário, agradeceu a confiança do partido e falou em promover ainda mais avanços em prol da população.
“Vamos trabalhar para continuar fazendo da SETRE esse espaço importante de elaboração, formulação e implementação de política pública na área do trabalho, emprego, renda e esporte. E tenho certeza que a gente vai dar continuidade e dar saltos a esse belo trabalho que o nosso querido secretário Davidson proporcionou nos últimos anos. Agradeço a confiança do meu partido e da população da Bahia em seu nome para a gente poder seguir trilhando esses caminhos para fazer o nosso Estado continuar avançando”, disse.
Leia mais: Vereador de Salvador defende equilíbrio entre luta social e política institucional
No anúncio feito o governador exaltou o papel do PCdoB na parceria com o governo e a passagem do secretário Davidson classificada como histórica por sua capacidade de formulação de trabalho.
Segundo o Jerônimo, a reforma em postos de liderança é necessária em qualquer governo e feita a cada dois anos para “seguir avançando com novos projetos e novas ações”.
Além da troca na pasta do Trabalho já foram anunciadas mudanças em outras áreas: Luciano Suedde assume interinamente Secretaria de Comunicação (Secom); Adolpho Loyola deixa o posto de Chefe de Gabinete do governo e é nomeado para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin); e o novo Chefe de Gabinete do Governador passa a ser Maurício Weidgenant. Outras mudanças deverão ser feitas nas próximas semanas.
Nestes dias que antecedem o final de ano, Vasconcelos deverá focar na transição para a pasta, uma vez que ainda assumirá o novo mandato de vereador para se licenciar e ser nomeado oficialmente secretário. Quando isso ocorrer, logo no começo de 2025, o sindicalista Hélio Ferreira (PCdoB), defensor histórico dos trabalhadores do setor de transporte, que atualmente é suplente, assume o posto. Atualmente Hélio é vereador, mas não conseguiu se reeleger de forma direta, ficando na primeira suplência.