Audiência sobre conflito na Palestina é nesta quinta (28), na Câmara

A audiência pública, proposta pelo deputado João Daniel, acontece na Câmara dos Deputados, e busca debater medidas diplomáticas e comerciais para o Brasil adotar diante do massacre na Palestina 

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará no dia 28 de agosto de 2025, às 10h, uma audiência pública interativa para discutir quais medidas diplomáticas e comerciais o Brasil pode adotar diante do conflito na Palestina. O debate foi solicitado pelo deputado João Daniel (PT-SE), que destacou a gravidade da crise humanitária em Gaza, classificada por organismos internacionais e especialistas como crime contra a humanidade ou até mesmo genocídio.

A audiência tem como objetivo reunir especialistas, representantes da sociedade civil e parlamentares para analisar alternativas que vão desde ações diplomáticas até medidas comerciais e de cooperação humanitária. A proposta é criar um espaço plural de reflexão e encaminhar recomendações ao governo brasileiro, reforçando o papel do Parlamento na defesa dos direitos humanos e na cobrança de uma postura mais firme do país em relação às agressões praticadas por Israel contra o povo palestino.

Proteção humanitária

Entre os pontos a serem discutidos, está a possibilidade de o Brasil adotar medidas diplomáticas de pressão, rever acordos comerciais e intensificar sua atuação em organismos multilaterais, buscando responsabilizar o governo israelense e apoiar iniciativas de proteção humanitária. O debate também pretende ressaltar a necessidade de solidariedade internacional com a Palestina, diante da escalada de violência que atinge sobretudo civis, em especial crianças e mulheres.

Ao solicitar a audiência, João Daniel defendeu que o Legislativo brasileiro se posicione de forma clara, exigindo do país uma atuação coerente com sua tradição diplomática de defesa da paz, da autodeterminação dos povos e da solução pacífica de conflitos. Segundo o parlamentar, é preciso que o Brasil utilize todos os instrumentos diplomáticos à sua disposição para cobrar um cessar-fogo imediato e medidas que garantam a dignidade e os direitos do povo palestino.

A expectativa é que a audiência resulte em encaminhamentos concretos, capazes de orientar uma atuação mais firme e equilibrada do Brasil no cenário internacional, reafirmando o compromisso histórico do país com a solidariedade entre os povos e com a busca de justiça diante das violações sofridas pela Palestina.

Deputado João Daniel convida para audiência pública

 

Assessoria de comunicação do deputado João Daniel

Artigo Anterior

Eduardo Suplicy passa por cirurgia para colocar marca passo

Próximo Artigo

Participe do lançamento do novo jornal Causa Operária

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!