A Câmara Municipal de São Paulo realiza, na manhã da próxima sexta-feira 7, uma audiência pública para discutir a regulamentação do transporte de passageiros por motocicletas na cidade, em meio à ofensiva do prefeito Ricardo Nunes (MDB) contra mototáxi e caronas em motos por aplicativo.
Proposto pela vereadora Amanda Paschoal (PSOL), o encontro acontecerá à luz do lançamento do transporte por moto via aplicativo da 99 Tecnologia em São Paulo, que gerou uma batalha judicial entre a prefeitura da capital paulista e a empresa em torno dos serviços de transporte por moto.
Entre os convidados estão lideranças do movimento de mototaxistas e motoboys, como Jr. Freitas, da Aliança Nacional de Entregadores por Aplicativos, e representantes do SindimotoSP e SindimotocaSP.
Foram chamados ainda o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira, e o secretário-chefe da Casa Civil, Enrico Misasi, além de representantes da Uber, 99 Tecnologia e da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia.
Especialistas no tema, como Diogo Dias Lemos, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global em São Paulo, também devem estar na audiência, cujo mote será Regulamentar ou Proibir o Mototáxi em São Paulo?.
Segundo a vereadora, a audiência é fundamental para que o tema seja melhor debatido. “O transporte por motocicleta atende uma demanda real da população, especialmente nas periferias, onde o transporte público é precário. A Câmara Municipal precisa debater esse assunto com toda a sociedade, não apenas reprimir uma demanda que já existe”, diz Paschoal.