O FBI (Federal Bureau of Investigation) afirmou que o atropelamento que deixou 15 mortos e 30 feridos em Nova Orleans, nos Estados Unidos, foi um ato terrorista. Um porta-voz da corporação afirmou que Shamsud-Din Bahar Jabbar (42), autor do atentado, agiu sozinho no caso.
“Deixe-me ser muito claro sobre este ponto: isto foi um ato de terrorismo. Foi premeditado e um ato maligno”, afirmou o porta-voz do FBI. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa do FBI nesta quinta (2).
Investigadores suspeitavam que o episódio foi um ataque terrorista desde o início e a informação foi confirmada após as apurações, segundo o FBI. Jabbar alugou um carro em Houston, no Texas, em 30 de dezembro e não há qualquer evidência de que “ele tenha sido ajudado por alguém”.
O FBI ainda retificou o número de mortos. Inicialmente, foi divulgado que 15 vítimas morreram, mas investigadores afirmaram que a 15ª pessoas morta é o próprio autor do ataque.
A corporação apreendeu três celulares e dois notebooks, que estão sendo analisados, e localizou dois explosivos improvisados na cena do crime, sendo um deles dentro do veículo e o segundo implantando antes do atentado.
O ataque ocorreu nesta quarta (1º) às 0h15 (horário de Brasília), enquanto milhares de pessoas comemoravam o Ano Novo em Nova Orleans. Jabbar furou um bloqueio ao redor da rua, jogou o veículo contra a multidão e depois desceu do veículo para atirar contra as pessoas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line