Boato – A médica fictícia Roberta Zanetti descobriu um suposto pozinho que cura a cegueira, mas é uma propaganda enganosa.

Análise

Não é de hoje que o Boatos.org tem alertado para anúncios de suplementos alimentares que são vendidos como “cura” para doenças gravíssimas. Além de configurar propaganda enganosa, os anúncios ferem diretrizes da Anvisa (que não autorizam a comercialização de produtos deste natureza).

Uma das histórias aponta para um suposto “pozinho que cura cegueira”. No vídeo, uma suposta médica chamada Roberta Zanetti estaria recomendando o produto. Além disso, há mensagens que apontam que se trata de um “tratamento natural”.

Se você clicar no link que está no anúncio, você vai ser direcionado a um site com um vídeo prolixo e gigantesco para, no fim, ir para o produto (um suplemento que não aponta qual seria a fórmula), que será vendido por uma bagatela. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Fim de PROBLEMAS NA VISÃO! Finalmente foi revelado um tratamento americano, 100% natural e capaz de combater a degeneração macular, catarata, glaucoma e demais problemas nas vistas. Medicamento que promete curar qualquer problema de visão já está disponível.

Pozinho que cura CEGUEIRA! Acontece que esse pozinho aqui está sendo chamado de a saída natural pra uma visão saudável. Meu nome é Roberta Zanetti, eu sou diretora de pesquisas há mais de dezenove anos e neste vídeo eu vou te mostrar uma solução natural que ataca, causa a raiz dos problemas oculares.

Checagem

Essa história circulou por meio do anúncio e também em um vídeo denúncia gravado pelo influencer Guga Figueiredo. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que há um pozinho que cura a cegueira recomendado pela Dr. Roberta Zanetti? 2) O que vai acontecer se você comprar o produto em questão? 3) A “falsa” médica Roberta Zanetti tem alguma coisa a ver com “fraude do TSE”?

É verdade que há um pozinho que cura a cegueira recomendado pela Dr. Roberta Zanetti?

De forma alguma. Assim como tantos outros produtos anunciados em redes sociais, trata-se de uma propaganda enganosa. Não existe qualquer produto que cure problemas oculares de forma genérica (muito menos que cure a cegueira).

Para piorar, a Dra. Roberta Zanetti não existe. Na busca do CFM não consta nenhum profissional com este nome. Não bastasse, o próprio Guga Figueiredo aponta no vídeo que a mesma atriz já participou de outra propaganda de “produto milagroso” e de uma campanha do TSE para incentivo do voto:

O que vai acontecer se você comprar o produto em questão?

Infelizmente, você vai pagar por um produto muito caro que, na realidade, não vai ter qualquer efeito prometido. Mais do que isso: estes suplementos podem causar riscos para a saúde das pessoas. A nossa recomendação é que você não caia nesta furada.

A “falsa” médica Roberta Zanetti tem alguma coisa a ver com “fraude do TSE”?

Há um fato curioso que fez este vídeo ser mais compartilhado do que outros que falam de anúncios falsos. A atriz que fez o papel da médica Roberta Zanetti também participou de uma campanha do TSE. Por isso, a história passou a ser politizada. Nisto, temos alguns pontos a esclarecer.

O primeiro é sobre a atriz. Por mais que não seja interessante (até para a própria carreira) algum profissional realizar propagandas de produtos duvidosos como ator, ela falar que é a Roberta Zanetti não é exatamente um crime. O crime está na empresa que realiza a propaganda e vende um produto que não deveria ser vendido desta forma.

O segundo é sobre o TSE. Obviamente, a Justiça Eleitoral não tem a mínima participação no golpe em questão e também não há como questionar o sistema eleitoral brasileiro pelo fato de a mesma atriz que gravou uma peça publicitária gravou propagandas com promessas falsas.

Conclusão

Golpe ⚠️

Não existe pozinho que cura cegueira, Dra. Roberta Zanetti e nem nada do tipo. O anúncio é uma propaganda enganosa e, se eu fosse você, não caia nesta lorota.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 11/07/2024