A atriz espanhola Marisa Paredes, com uma carreira longa e aclamada, que incluiu vários filmes com o diretor Pedro Almodóvar, morreu aos 78 anos, informou a Academia Espanhola de Cinema.

“O cinema espanhol fica sem uma de suas atrizes mais icônicas, Marisa Paredes, que deixa para trás uma longa carreira na qual o público pôde assisti-la mais de 75 vezes na grande tela”, afirmou a Academia Espanhola de Cinema.

Com uma trajetória prolífica construída desde sua estreia aos 14 anos, Paredes foi uma das grandes atrizes da Espanha, onde chegou a presidir a Academia de Cinema entre 2000 e 2003.

Sua carreira alcançou uma nova dimensão após sua primeira colaboração, em 1983, com o diretor Pedro Almodóvar, com quem estabeleceu uma grande parceria a partir de sua participação em “Maus Hábitos”.

Os dois também trabalharam juntos em “De Salto Alto”, “A Flor do Meu Segredo”, “Tudo Sobre Minha Mãe”, “Fale com Ela” e “A Pele que Habito”.

Premiada com o Goya pelo conjunto de sua carreira em 2018, Marisa Paredes também participou de produções internacionais como “A Vida é Bela” e “O espinhaço do diabo”.

“Desolado com a notícia do falecimento de Marisa Paredes, uma das atrizes mais importantes que o nosso país já teve”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

“Sua presença no cinema e no teatro e seu compromisso com a democracia serão um exemplo para as gerações posteriores”, acrescentou sobre a trajetória da artista.

Nascida em 1946 na Madri pós-guerra civil, a quarta filha de uma família humilde conseguiu convencer seus pais a deixá-la ser atriz.

“Minha vocação nasce comigo (…) mas teve muito a ver com o bairro onde eu morava”, explicou em uma entrevista.

“Marisa depositou absoluta confiança em mim e me deu tudo”, declarou Almodóvar.

A carreira da atriz não se limitou, no entanto, à parceria com Almodóvar. Ela também trabalhou com diretores como Agustí Villaronga e Arturo Ripstein.

De seu casamento com o cineasta Antonio Isasi-Isasmendi nasceu sua filha, a também atriz María Isasi.

Além de sua prolífica carreira artística, Paredes nunca escondeu sua ideologia progressista e feminista, com envolvimento em diversas causas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/12/2024