Manifestações em todas as regiões do País reúnem milhares contra proposta aprovada na Câmara e reforçam cobrança por punição aos responsáveis pela trama golpista
Manifestações realizadas neste domingo (14) em capitais e cidades de todas as regiões do País reuniram milhares de pessoas contra o chamado PL da Dosimetria, aprovado recentemente na Câmara. A proposição é apontada por movimentos sociais e parlamentares como uma anistia disfarçada a Bolsonaro e todos que participaram da trama golpista, em 8 de janeiro de 2023. Os atos contaram com participação ativa da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que esteve nas ruas do Norte ao Sul do Brasil denunciando retrocessos e defendendo a responsabilização de quem atentou contra a democracia.
Anistia é impunidade
No Rio de Janeiro, o líder da bancada do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), destacou o caráter nacional da mobilização e a rejeição popular a qualquer tentativa de impunidade.
“Sem anistia! Estamos nas ruas de todo o Brasil pra dizer que o povo não vai aceitar anistia pra golpista, blindagem pra parlamentares e uma bancada de deputados foragidos. Nós viramos o jogo com muita luta nas redes e nas ruas”, afirmou o líder petista.
Lindbergh ressaltou que a pressão popular tem sido decisiva para barrar pautas autoritárias no Congresso. “Mais um dia lindo, de muita força e muita energia. O povo mostrou que está atento e não aceita retrocessos”, completou.
Anistia rebatizada
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também participou dos atos e reforçou que a tentativa de rebatizar anistia como dosimetria não altera o objetivo central da proposta.
“Quando tentam ‘rebatizar’ anistia de dosimetria, o objetivo é o mesmo: reduzir punições pra quem atacou a democracia. E isso a gente não aceita”, declarou. Segundo o deputado, manifestações ocorreram simultaneamente em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa e Belém, evidenciando a capilaridade da mobilização.
https://x.com/guimaraes13PT/status/2000267336734126542
Sem anistia por todo Brasil
Em Porto Alegre, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que o projeto aprovado abre caminho para a impunidade e afronta o Estado Democrático de Direito. “O que a Câmara aprovou é um absurdo e abre caminho para a impunidade de quem atacou a democracia. Defender a democracia é defender justiça, direitos e o futuro do Brasil. Sem anistia. Golpe nunca mais”, disse.
No Rio Grande do Sul, o deputado Bohn Gass (PT-RS) também destacou a indignação popular diante das iniciativas do Congresso que, segundo ele, atentam contra a democracia. “Alô, presidentes Davi Alcolumbre e Hugo Motta, uma multidão foi às ruas do Brasil, hoje, chamar o Congresso de ‘inimigo do povo’. Isto por conta de projetos que livram a cara daqueles que atentaram contra a democracia. O povo não quer anistia, nem dosimetria”, afirmou o parlamentar.
https://x.com/BohnGass/status/2000306951436349942
Em Minas Gerais, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) destacou a força das ruas em Belo Horizonte, enquanto a deputada Ana Pimentel (PT-MG) avaliou que a proposta faz parte de uma estratégia de reorganização da extrema-direita. “Golpe não se perdoa. Golpe se responsabiliza”, destacou.
Na Bahia, a mobilização também ganhou força e presença popular. Os deputados Josias Gomes (PT-BA) e Jorge Solla (PT-BA) ressaltaram a tradição de resistência do povo baiano e a presença de Salvador nas manifestações. “Mulheres, homens, artistas, movimentos sociais, sindicatos e setores progressistas estão unidos para derrotar a tentativa de impunidade de Bolsonaro, dos generais e da extrema direita”.
Já os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Alfredinho (PT-SP) foram enfáticos ao endossarem o coro “Sem anistia”. Os petistas afirmam que o projeto busca livrar Jair Bolsonaro e seus aliados das consequências jurídicas. “Aprovar uma anistia envia uma mensagem perigosa: quem atacar a democracia pode ficar impune”, lembrando que houve planejamento, uso da máquina pública e até plano de assassinato de autoridades da República.
Leia mais manifestações de parlamentares:
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – Natal nas ruas para dizer que não aceitaremos um congresso de costas para o povo! Sem anistia!
https://x.com/natbonavides/status/2000207182185332773
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – As ruas falam mais alto do que qualquer tentativa de apagar a história!
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – Histórico o ato de hoje em Belo Horizonte. Ruas cheias, gente unida e a democracia viva. É assim, com o povo nas ruas, que a luta se mantém forte.
https://x.com/RogerioCorreia_/status/2000299559034183872
Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – Hoje o povo está nas ruas, em todo o Brasil. E quando o povo ocupa as ruas, o Congresso treme. O recado é claro: não à anistia! Não a dosimetria! Vamos ver quem está do lado do povo e quem escolhe ficar do lado dos poderosos, do privilégio e da impunidade.
https://x.com/rubenspereirajr/status/2000232660426248415
Elisa Alexandre