O ator Wallace Shawn, em vídeo em que compara o tratamento israelense dado a Gaza com a Alemanha nazista – Foto: Reprodução

O ator Wallace Shawn, conhecido por seus papéis em “A Princesa Prometida” e “As Patricinhas de Beverly Hills”, comparou nesta semana o tratamento israelense dado a Gaza com a Alemanha nazista. Shawn, que é judeu, afirmou no programa “Katie Halper Show” que Israel está “cometendo um mal tão grande quanto o dos nazistas”.

Sobre a comparação com os nazistas, Shawn argumentou: “De certa forma, é pior, porque eles meio que se gabam disso. Hitler teve a decência de tentar manter em segredo. Por algum motivo, Hitler não queria que as pessoas soubessem que ele estava fazendo essas coisas com os judeus. Os israelenses quase se orgulham disso, e é demonicamente maligno. E qualquer um que não reconheça que isso é um mal, provavelmente, não consigo me comunicar com essa pessoa. Isso pode ser uma insanidade temporária.”

Shawn falou sobre suas posições políticas à esquerda, dizendo que lutou contra o auto-ódio ao perceber que “eu era um personagem no drama que estava se desenrolando, um dos privilegiados que se beneficiavam do status quo na Terra”. Desde então, embora sua aversão ao sistema não tenha diminuído, ele afirmou: “Eu não odeio mais ninguém.”

Mais tarde, acrescentou: “Consigo imaginar que alguns israelenses que hoje apoiam o que seu país está fazendo em Gaza ou na Cisjordânia possam, dentro de dez anos, acordar e pensar: ‘Por que eu justifiquei isso?’”

Após seu comentário sobre os nazistas, ele concluiu: “É claro que [os israelenses] devem saber, consciente ou inconscientemente, que a cada dia estão fazendo o ódio aumentar. E o nível de ódio é algo que não podemos imaginar”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/02/2025