Nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial da Água, movimentos sociais e sindicais no Rio de Janeiro realizaram um ato em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) para defender a água como um direito universal e protestar contra a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O evento contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente (Sintsama-RJ) e de outras entidades, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Os manifestantes pressionam pela instalação de uma Frente Parlamentar que defenda a Cedae como empresa pública, evitando sua abertura de capital para o setor privado. Essa frente já foi protocolada e agora aguarda a instalação pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

O ato também visou denunciar as consequências negativas da privatização da água no Rio de Janeiro, como a falta de água nas torneiras e o aumento das tarifas. Um dossiê elaborado pelo Sintsama-RJ foi entregue à deputada Dani Balbi, detalhando esses problemas.

O evento contou com a presença de deputados estaduais, como Carlos Minc, Lilian Behring e Dani Monteiro, além do vereador Igo Menezes. Comunidades afetadas pela falta de água, como Coab Realengo, Batan, Vigário Geral, Vila Kennedy e Inhaúma, também estiveram presentes.

Além do ato na Alerj, uma manifestação adicional foi realizada na quinta-feira, 20 de março, em frente à concessionária Águas do Rio, no bairro Saúde. Esse protesto visou denunciar as falhas da empresa, incluindo tarifas altas e frequentes rompimentos de adutoras, que têm afetado a população.

Em todo o Brasil, o Dia Mundial da Água é celebrado com eventos que destacam a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu uma cerimônia em Brasília para discutir avanços e desafios no setor, lançando novas ferramentas para a gestão das águas. Em Brasília, um festival mobilizou 100 mil jovens para celebrar a data e promover a conscientização sobre a preservação da água.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/03/2025