Por [Name]

O primeiro vencedor registrado nas Olimpíadas foi Coroebus de Élis. Cozinheiro de profissão, Coroebus venceu o evento chamado “stadion”, uma corrida a pé de pouco menos de 200 metros, realizada em linha reta.

Coroebus foi vitorioso no ano 776 a.C., mas esse provavelmente não foi o ano dos primeiros jogos olímpicos.

Os jogos eram realizados a cada quatro anos em Olímpia, um local na Grécia Ocidental que tinha um famoso templo para o deus Zeus.

Os jogos começavam em meados de agosto e faziam parte de um festival religioso dedicado a Zeus.

Competindo pela glória

Nos primórdios das Olimpíadas, havia apenas um evento (o “stadion”) e um vencedor.

Com o passar dos séculos, outros eventos foram acrescentados, como corridas de carruagem, luta livre, corrida de longa distância e boxe. O imperador romano Nero (37-68 d.C.) até “introduziu uma competição musical em Olímpia”, como nos o biógrafo Suetônio (século ½ d.C.) informa.

Os vencedores em Olímpia ganhavam uma coroa de oliveiras silvestres. Ao contrário de hoje, não havia prêmios para o segundo ou terceiro colocado.

Como assistir aos jogos

As pessoas viajavam de longe para ver os atletas competindo nos famosos jogos.

O retórico Menandro (século ¾ d.C.) disse sobre os jogos olímpicos: “a viagem até lá é muito difícil, mas mesmo assim as pessoas se arriscam”.

Assistindo aos jogos

O escritor grego Caritão (século 1 d.C.), em seu romance Calírroe escreveu como os atletas – que muitas vezes também fizeram uma longa jornada para chegar aos jogos – chegavam a Olímpia “com uma escolta de seus apoiadores”.

Os atletas competiam nus e, em geral, não era permitido que as mulheres assistissem.

O fim dos jogos antigos

O historiador romano Veleio Patérculo (nascido em 20/19 a.C.) chamou os jogos olímpicos de “a mais celebrada de todas as competições esportivas”.

As pesquisas atuais sugerem que os jogos antigos provavelmente terminaram no reinado do imperador romano Teodósio II (reinou de 408 a 450 d.C.).

Pode ter havido uma série de motivos para o fim, mas algumas fontes antigas especificamente dizem que foi causado por um incêndio que destruiu o templo de Zeus em Olímpia durante o reinado de Teodósio II:

Depois que o templo de Zeus Olímpico foi incendiado, o festival de Élis e a competição olímpica foram abandonados.

[Name] é pós-doutorando em estudos históricos e filosóficos na Universidade de Melbourne. Especialista em antiguidades greco-romanas.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 26/07/2024