Luís Santos e Maria Eduarda Silva foram punidos pelo COB. Foto: reprodução

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou neste domingo (28) a expulsão da nadadora Maria Eduarda Silva da delegação olímpica de Paris. A decisão foi tomada após a atleta, acompanhada do também nadador, e namorado Luís Santos, deixar a Vila Olímpica sem autorização e contestar agressivamente mudanças na formação do revezamento 4x100m.

“Não viemos a passeio”, afirmou João Pedro, chefe da equipe de natação em Paris, em entrevista coletiva. Enquanto Luís recebeu uma advertência, Maria foi expulsa devido à reincidência em atos de indisciplina e retorna ao Brasil já neste domingo.

O caso veio à tona após o casal publicar fotos de um passeio por Paris em suas redes sociais, o que permitiu que a delegação descobrisse a infração. João Pedro explicou que a decisão foi conjunta entre a comissão disciplinar e a comissão técnica: “Ela posicionou de forma totalmente inadequada. Juntamente com a comissão técnica, discutimos e tomamos as medidas cabíveis dentro do que o próprio regulamento exige”.

Maria Eduarda competiu na prova de revezamento 4×100 metros livre e ainda participaria do 4×100 medley misto. Luís Santos também competiu no revezamento 4x100m livre, onde o Brasil não se classificou para a final. Aos 22 anos, a atleta do Pinheiros conquistou medalhas de ouro no revezamento 4x100m livre misto e bronze no 4x100m livre nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, além de ter sido prata nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018.

Maria Eduarda Silva foi desligada da delegação brasileira dos Jogos de Paris — Foto: Reprodução

Durante a coletiva, João Pedro confirmou os fatos e ressaltou a importância da responsabilidade dos atletas: “Nós não viemos aqui para passeio de férias, nem para brincar. Viemos para trabalhar pelo Brasil, é muita responsabilidade e todos têm que entender isso claramente”. Ele também mencionou que os atletas devem notificar a delegação ao deixarem a Vila Olímpica, especialmente antes de competições.

Essa não foi a primeira vez que Maria se envolveu em confusões. Em junho do ano passado, ela teve um desentendimento físico com a nadadora Jhennifer Alves durante o Troféu Brasil de natação, após uma troca de provocações. O incidente foi registrado na delegacia de Boa Viagem, mas ambas não foram punidas pela organização do evento.

João Pedro destacou que os incidentes passados da nadadora não influenciaram a decisão atual: “Em momento algum foi levada em consideração qualquer outra atitude de qualquer um dos atletas. Foi levado em consideração a conduta. Postar fora da vila olímpica sem prévia autorização”.

Em nota, o COB também confirmou a punição aos atletas. Leia:

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, João Pedro, com a informação de que os nadadores Maria Eduarda Silva e Luís Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além desse fato, a atleta Maria Eduarda, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.

Assim, o atleta Luís Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Maria Eduarda Silva, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 28/07/2024