O Brasil conquistou dois lugares nas semifinais dos 400 metros com barreiras na Olimpíada de Paris, na França. O paulista Pedro Silva, também conhecido como Piu, e o cearense Mateus Leal garantiram suas vagas nas eliminatórias realizadas na manhã desta segunda-feira (5) no Stade de France. A luta pela classificação para a final acontecerá nesta terça-feira (6), a partir das 14h35 (horário de Brasília).
Pedro Silva, campeão mundial da prova em 2022 e medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, correu na terceira bateria e terminou em terceiro lugar, com o tempo de 48s75. O brasileiro, considerado favorito a uma medalha em Paris, liderou a maior parte da corrida, mas reduziu a velocidade na reta final e foi ultrapassado pelo estadunidense CJ Allen e pelo estoniano Rasmus Magi. Mesmo assim, sua posição foi suficiente para avançar, já que os três primeiros colocados se classificavam para as semifinais.
Mateus Leal, por sua vez, teve um forte desempenho nos metros finais da quinta bateria, conseguindo o segundo melhor tempo, 48s90, ficando atrás apenas do jamaicano Malik James-King. Em sua estreia olímpica, Mateus foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no ano passado.
Os principais adversários de Piu na disputa pelo ouro, o norueguês Kristian Warholm e o estadunidense Ryan Benjamin, também avançaram às semifinais sem dificuldades. Warholm, campeão olímpico em Tóquio e recordista mundial da prova, venceu a segunda bateria com 47s58, enquanto Benjamin, prata na última Olimpíada, registrou 48s82 e venceu a bateria inicial desta segunda-feira.
A final dos 400 metros com barreiras está programada para sexta-feira (9), às 16h45 (horário de Brasília).