O novo levantamento do instituto AtlasIntel, divulgado nesta quinta-feira 28, testou o desempenho de eventuais candidaturas de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República em 2026 contra Lula (PT). A sondagem tem cenários de primeiro e de segundo turno.
Segundo o instituto, o governador de São Paulo e a ex-primeira-dama, caso sejam escolhidos para substituir o inelegível Jair Bolsonaro na disputa, não superariam o atual presidente na votação de primeiro turno. Lula lidera nos dois cenários com vantagens significativas: 12 pontos no caso de Tarcísio e 14 pontos na disputa contra Michelle.
Veja o 1º cenário:
Veja o 2º cenário:
Segundo turno
Lula, apesar da vantagem em primeiro turno, teria dificuldades para vencer Michelle Bolsonaro no segundo turno e seria, de acordo com o AtlasIntel, superado por Tarcísio de Freitas. Veja os resultados:
Segundo turno entre Lula e Michelle
- Lula – 48,8%
- Michelle – 47,9%
- Branco/Nulo/Não sei – 3,3%
Segundo turno entre Lula e Tarcísio
- Lula – 46,6%
- Tarcísio – 48,4%
- Branco/Nulo/Não sei – 5%
O levantamento indica, ainda, que Lula venceria com facilidade qualquer outro nome da direita mencionado. Entre os testados estão os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS).
Bolsonaro, inelegível, também foi testado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de estar inelegível e em prisão domiciliar pronto para ser julgado por tentativa de golpe, teve seu nome testado, em primeiro e segundo turno, pelo instituto. O ex-capitão teria 45,4% das intenções de voto, ante 44,6% de Lula na primeira etapa da eleição e empataria (ambos com 48,3%) em uma eventual disputa direta.
Juridicamente, no entanto, o quadro de Bolsonaro é de difícil reversão. Diante do cenário, ele tem sido pressionado por aliados a indicar um substituto.
Cenário sem Lula
O levantamento, por fim, monitorou um único cenário sem a presença do presidente Lula. O petista é substituído, neste caso, por Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda e que já disputou a eleição presidencial em 2018. Ele aparece na liderança da disputa, superando Tarcísio, o nome da direita mencionado na lista. Confira:
Haddad, apesar do bom desempenho, tem dito que não disputará a eleição em 2026, independentemente do cargo. Ele é, porém, pressionado por aliados a ser o candidato do PT ao governo ou o Senado em São Paulo.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira contou com 6.238 entrevistas, realizadas entre os dias 20 e 25 de agosto, pelo método do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O levantamento foi feito em parceria com a Bloomberg e tem margem de erro de um ponto percentual.