O ataque coordenado contra o sistema de transporte ferroviário da França, ocorrido na sexta-feira 26, dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, atrasou uma viagem da seleção brasileira feminina de futebol, que estava no país europeu para a disputa dos Jogos.
A equipe brasileira estava na cidade de Bordeaux, oeste do país, e embarcava no TGV, o trem de alta velocidade francês, rumo a Paris. Segundo a equipe da TV Globo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, interveio para garantir o embarque do time.
Ainda de acordo com a Globo, as brasileiras conseguiram embarcar com atraso, mas o tempo de deslocamento, inicialmente previsto para demorar duas horas, foi ampliado. A previsão, após os ataques, era de que a viagem durasse entre três e quatro horas.
Bordeaux, que fica a mais de 500 quilômetros de Paris, foi sede do primeiro jogo do Brasil no torneio olímpico de futebol feminino: vitória de 1 a 0 sobre a Nigéria, na quinta-feira 25. A disputa do futebol das olimpíadas é espalhada por diferentes cidades, e não fica restrita à cidade sede. No domingo, 28, o Brasil enfrenta o Japão, desta vez, em Paris.
Sabotagem
Segundo a polícia francesa, houve incêndios e roubos de cabos de fibra ótica essenciais para as operações em diversos pontos da rede de trens do país. Embora os ataques não tenham acontecido na região de Paris, a sabotagem dificultou o acesso à cidade no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou ao jornal O Estado de S. Paulo que não houve nenhum problema envolvendo os representantes da delegação que participarão da cerimônia.
Centenas de milhares de pessoas são esperadas no evento, que terá um formato totalmente diferente das cerimônias olímpicas anteriores: em vez de um desfile em um estádio, os atletas estarão em barcos que vão navegar pelo rio Sena, que corta a capital francesa.
Até 9h (de Brasília) desta sexta-feira a estatal francesa de transporte ferroviário, SNCF, informava, em seu site oficial, que o sistema estava “fortemente afetado”. A empresa ofereceu reembolsos e remarcações de viagens sem custos para os passageiros. Segundo a empresa, os serviços só devem voltar à normalidade na segunda-feira 29.