O sistema de trens do Rio de Janeiro começou a operar com dificuldades nesta terça-feira 17, após nove estações serem fechadas devido à perda de energia causada pelo furto de cabos por homens armados. A concessionária Supervia está trabalhando para reparar o dano, mas não tem previsão para quando o serviço será normalizado. Atualmente, os trens do ramal Belford Roxo estão circulando apenas entre as estações Central do Brasil e Mercadão de Madureira, com intervalo de 60 minutos entre cada partida.

Segundo a concessionária, foi identificada uma instabilidade no sistema por volta de meia-noite e meia, entre as estações Triagem e Belford Roxo. Funcionários encontraram cerca de dez homens armados retirando os cabos, nas proximidades da estação Pavuna, na zona norte da capital. Aproximadamente 600 metros de cabos foram roubados.

A Polícia Militar intensificou o policiamento na região e está trabalhando em conjunto com a delegacia da área para identificar e prender os envolvidos.

O furto de cabos é um problema recorrente no sistema de trens fluminense, que atende 12 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro e transporta cerca de 300 mil passageiros por dia. Outro caso semelhante ocorreu recentemente em Barros Filho, bairro próximo à Pavuna. Desde 2021, uma força-tarefa criada pelo governo do estado tenta coibir esses crimes com reforço policial ao longo da malha ferroviária.

A concessionária entrou em recuperação judicial em 2021, alegando prejuízos de mais de R$ 1 bilhão devido à redução de passageiros durante a pandemia de covid-19 e à constante reposição de cabos roubados. A empresa chegou a anunciar que devolveria a administração do sistema para o governo do estado, mas assinou um acordo no mês passado que mantém a concessão até que uma nova empresa assume o serviço.

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Last Update: 17/12/2024