Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apontou que a aspirina pode ajudar a prevenir a disseminação do câncer pelo corpo.

A conclusão foi publicada na revista científica Nature desta semana e demonstra que que o uso do medicamento inibe a produção do tromboxano A2 (TXA2), fato que libera as células T, capazes de reconhecer e matar células cancerígenas metastáticas que se desprendem do tumor original e se espalham para outros órgãos. 

Os pesquisadores analisaram 810 genes em camundongos, dos quais 15 têm efeito sobre a metástase (processo em que as células cancerígenas se espalham para os órgãos).

A aspirina, então, faz com que a célula de defesa T fique mais ativa para combater as metástases, que acometem até 80% dos pacientes oncológicos e apresentam altos índices de mortalidade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudos anteriores já indicavam os benefícios da aspirina na prevenção de alguns tipos de câncer, a exemplo do câncer de mama, intestino e próstata. 

Agora, os pesquisadores da Universidade de Cambridge almejam identificar quais pacientes oncológicos têm maior probabilidade de se beneficiar com um tratamento com aspirina. 

*Com informações da CNN.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/03/2025