
Diversas regiões da Ásia e do Oriente Médio estão sem acesso à internet após cortes em cabos submarinos no Mar Vermelho. A causa ainda não foi confirmada, mas há suspeitas de que a ação foi executada pelos houthis, do Iêmen, a fim de pressionar Israel a por um fim da guerra contra o Hamas.
De acordo com a Associated Press, o cabo da Sudeste Asiático–Oriente Médio–Europa Ocidental 4, operado pela companhia indiana Tata Communications, e o cabo Índia–Oriente Médio–Europa Ocidental, administrado por um consórcio supervisionado pela Alcatel-Lucent, foram danificados.
Enquanto autoridades não se pronunciam oficialmente sobre o problema, usuários nos Emirados Árabes Unidos relataram lentidão no serviço.
Ataques
Se confirmada a autoria dos houthis, este não seria o primeiro ataque do grupo rebelde. Desde 2024, o grupo promove ações a fim de pressionar Israel a terminar as ofensivas contra o povo palestino.
Entre o fim de 2023 e dezembro de 2024, mais de 100 navios foram atacados no Mar Vermelho. Os rebeldes do Iêmen também afundaram quatro embarcações.
*Com informações do g1.
LEIA TAMBÉM: