Publicado no Deutsche Welle
1. Trump não usou almofadas para incontinência em público
A campanha eleitoral dos Estados Unidos foi marcada por artilharia verbal pesada, sem deixar de fora almofadas para incontinência e fraldões, pelo menos nas redes sociais. Boatos de que o candidato Donald Trump ou o presidente Joe Biden eram incontinentes se espalharam como fogo na floresta. A “prova” eram fotos e vídeos de ambos usando os artefatos correspondentes em situações públicas. Só que as imagens não são reais.
Por exemplo: uma de Trump supostamente sentado numa almofada para incontinência durante um talk show pode ser facilmente desbancada, assistindo-se ao vídeo original: pouco antes de o político sentar-se no sofá, não há nenhuma almofada, só o paletó dele pendendo para os lados.
2. Nada de chocolate recheado com grilos inteiros
Em 2023, uma empresa alemã de chocolates publicou no Instagram a foto de uma barra de chocolate com grilos inteiros dentro, uma suposta edição especial de “alta proteína” para atletas.
Pouco antes das eleições para o Parlamento Europeu de 2024, a imagem reapareceu, coincidindo com o grande volume de desinformação relacionada à aprovação pela União Europeia de alimentos à base de insetos.
Porém a Rittersport comunicou que na época a foto era apenas uma gag de publicidade, e que até hoje ela não produz nenhum chocolate “grilado”.
3. Imigrantes não devoram bichos de estimação
Um dos maiores trotes do ano foi o boato de que imigrantes estavam comendo bichos de estimação, de cães e gatos a gansos – a criatividade do menu não tinha limites. Tudo começou com uma postagem no Facebook, sendo amplificado por Trump em seu primeiro debate televisado com a candidata democrata Kamala Harris.
Entre outras observações anti-imigrantes naquela noite, o ex-presidente afirmou que o fenômeno estaria ocorrendo em Springfield, Ohio. Usuários “confirmaram” a alegação, especificando que imigrantes haitianos estariam sequestrando os animais das casas para devorá-los, e saqueando parques de vida selvagem. Tanto a polícia quanto autoridades de Ohio negaram o boato – o que não impediu as fake news de continuarem seu ciclo pelos canais de ultra e extrema direita.
4. Macron não teve um caso homossexual num passeio de barco
Contas de redes sociais em idioma georgiano e russo divulgaram um vídeo em que o presidente francês, Emmanuel Macron, supostamente beijava um homem num barco. Embora o político tenha, de fato, feito uma excursão aquática no verão de 2024, de que foram partilhadas imagens online, o beijo é obra de inteligência artificial (IA). Como se nota, por exemplo, pelo movimento antinatural do bra