O aguardado julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa nesta terça-feira (2) movimentou a imprensa internacional neste final de semana. Nos Estados Unidos e na Europa, veículos tratam o processo como um marco decisivo para o futuro da democracia brasileira. Ao mesmo tempo, registram a mobilização de apoiadores em vigílias e atos no Rio e na capital federal. Confira:

A repercussão nos Estados Unidos

A Reuters mostrou uma vigília organizada em frente à casa de Bolsonaro, realizada no dia 31, às vésperas do julgamento no STF.

O The New York Times publicou uma reportagem abordando as restrições impostas a Bolsonaro, incluindo monitoramento eletrônico, enquanto a Justiça prepara o terreno para o julgamento.

Também o The New York Times – Opinion trouxe uma análise opinativa que contrapõe as figuras do presidente Lula (PT), Donald Trump e Bolsonaro, discutindo impactos políticos regionais e a polarização crescente no continente americano.

O Washington Post publicou um artigo destacando que o julgamento de Bolsonaro marca um momento histórico e analisa como o episódio desafia relações diplomáticas, com Trump rotulando o processo como “caça às bruxas” e retaliando o Brasil com tarifas.

A repercussão na Europa

O The Guardian também noticiou a “vigília fúnebre” em Copacabana, organizada por apoiadores de Bolsonaro, descrevendo a narrativa de martírio em torno do ex-presidente.

O Le Monde registrou a “megaoperação” contra principal grupo de narcotráfico do Brasil, mostrando o domínio no setor de biocombustíveis.

Já o El País analisou o impacto das tarifas no turismo estrangeiro nos EUA e incluiu o Brasil entre os países mais prejudicados.

Nota da redação: Este texto, especificamente, foi desenvolvido parcialmente com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. A equipe de jornalistas do Jornal GGN segue responsável pelas pautas, produção, apuração, entrevistas e revisão de conteúdo publicado, para garantir a curadoria, lisura e veracidade das informações.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/09/2025