Na biografia que escrevi sobre Walther Moreira Salles, narro as dificuldades que enfrentou para negociar a dívida brasileira, no governo JK, com o FMI. E seu desapontamento quando, na cerimônia de assinatura, o então Ministro da Fazenda Sebastião Paes de Almeida, fez um discurso totalmente em choque com a carta assinada.

Aqui, um relato das negociações, a partir do acerto do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Do acervo das Relações Exteriores dos Estados Unidos

272. Memorando de uma Conversa, Departamento de Estado, Washington, 8 de julho de 1959, 11h00 1

Washington , 8 de julho de 1959, 11h

ASSUNTO

  • Problemas financeiros do Brasil

PARTICIPANTES

  • Henrique Rodrigues Valle , Encarregado de Negócios do Brasil, ai
  • Maury Gurgel Valente, Conselheiro da Embaixada, Embaixada do Brasil
  • O Secretário
  • Sr. RR Rubottom, Jr., Secretário Adjunto para Assuntos Interamericanos
  • Sr. John J. Ingersoll , Oficial Interino Encarregado de Assuntos Brasileiros

O Ministro Valle foi chamado pelo Secretário, por ordem de chegada, às 11:00 horas de hoje, para entregar ao Secretário uma carta pessoal do Ministro das Relações Exteriores do Brasil e um Aide-Mémoire preparado no Itamaraty. 2

Valle agradeceu ao Secretário por ter tirado um tempo para recebê-lo. Ele disse que o Brasil vem passando por uma crise financeira extremamente séria e que o Presidente Kubitschek está muito preocupado com o estado das coisas. Ele explicou que o Brasil vem se industrializando e se desenvolvendo economicamente desde a virada do século, mas que Kubitschek adotou como foco principal de esforço de sua administração o rápido desenvolvimento de seu país sob “recrutamento forçado”. Ele explicou que o Brasil tem, nos últimos anos, experimentado sérios déficits na balança de pagamentos e buscado assistência externa, a maior parte da qual veio dos Estados Unidos. Ele disse que o Brasil vinha negociando com os técnicos do Fundo Monetário Internacional, que ele conhece pessoalmente e respeita muito por sua competência técnica. No entanto, essas conversas, que visavam a um acordo sobre um programa de estabilização para o Brasil, chegaram a um impasse algumas semanas atrás. Valle disse que o Presidente Kubitschek percebe que algum acordo terá que ser feito com o FMI eventualmente, e ele tem todo o desejo de [Página 730]chegar a tal acordo. No entanto, Valle destacou que o presidente Kubitschek sentia fortemente que não poderia, no momento, empreender algumas das medidas defendidas pelos técnicos do FMI . Por essa razão, o presidente e o ministro das Relações Exteriores queriam levar a situação brasileira à atenção do secretário Herter e solicitar que ele concedesse consideração favorável às suas necessidades.

O Secretário disse que estava bem ciente da seriedade dos déficits da balança de pagamentos, da maneira insidiosa como eles se infiltram em um país e da extrema dificuldade de eliminá-los e restaurar a ordem. Ele leu a tradução em inglês da carta do Ministro das Relações Exteriores e garantiu ao Ministro Valle que ele e o Sr. Rubottom , que estava mais familiarizado com as especificidades do assunto, certamente abordariam o problema com um espírito cooperativo.

O Sr. Rubottom disse que conversou com o Ministro Valle pouco antes de este partir para o Rio e lhe assegurou que desejávamos dedicar toda a atenção possível à busca de uma solução construtiva para os problemas financeiros que afligem o Brasil.

O Ministro Valle agradeceu ao Secretário por seu tempo e acrescentou que o novo Embaixador brasileiro, Walther Moreira Salles, chegaria a Nova York em 9 de julho e logo depois viria a Washington. Ele disse que a missão prioritária do novo Embaixador seria tentar negociar assistência financeira e créditos para ajudar a aliviar os problemas extremamente sérios do Brasil.

  • Fonte: Departamento de Estado, Arquivos Centrais, 832.10/7–859. Confidencial. Elaborado por Ingersoll . O texto fonte traz a notação de que foi “aprovado pelo gabinete do Secretário por mensagem de serviço de Genebra—21/07/59”. O Secretário Herter tinha ido a Genebra para a reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética.
  • Na carta de 30 de junho, o Ministro das Relações Exteriores Francisco Negrào de Lima pediu ao Secretário Herter que ajudasse a resolver o problema das dificuldades do balanço de pagamentos do Brasil. No aide-mémoire da mesma data, o Governo brasileiro declarou as razões do impasse nas negociações brasileiras de maio-junho com o Fundo Monetário Internacional, e pediu uma ação conjunta dos dois governos para encontrar uma solução. O aide-mémoire declarou que o novo Embaixador brasileiro, Walter Moreira Salles , foi instruído a iniciar a conversa com o Governo dos EUA após sua chegada aos Estados Unidos. Cópias dos documentos brasileiros estão anexadas a outra cópia deste memorando de conversa, ibid ., Memorandos de Conversação do Secretário: Lote 64 D 199.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/03/2025