Artistas organizam manifestação em defesa da cultura no DF

Nesta terça-feira (21), um ato em defesa da cultura foi realizado no Museu da República, em Brasília. Organizado pela Frente Unificada da Cultura, o protesto luta por políticas públicas transparentes e pela valorização da arte no Distrito Federal.

A mobilização surge em resposta aos ataques do governador bolsonarista Ibaneis à Secretaria de Cultura do DF. Ele surgiu de uma reunião de mais de 100 artistas e produtores culturais em reunião no início de janeiro.

O movimento denuncia diversos problemas, como a destruição do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com um corte de 21,7% no seu orçamento,  a precarização da estrutura da Secretaria de Cultura e o uso de verbas em parcerias com Organizações da Sociedade Civil, um nome neoliberal para roubo de orçamento por empresas privadas. Também são citadas a falta de acessibilidade ao Teatro Nacional, a ausência de mecanismos de escuta pública e o abandono de espaços culturais no DF.

Outro ponto de crítica é a subversão de leis de incentivo à cultura, como a Lei Paulo Gustavo, com a devolução de R$ 4 milhões ao Ministério da Cultura devido a falhas na execução. O movimento também alertou para o risco de perder o acesso a recursos da Política Nacional Aldir Blanc, devido à falta de documentação. A situação agrava-se com a vacância de 789 cargos na carreira de atividades culturais da Secretaria de Cultura do DF, que não realiza concursos públicos desde 2014. Basicamente o governo do estado está em guerra contra a cultura.

De acordo com dados do Portal da Transparência do DF, há uma grande lacuna nos cargos de analistas e auxiliares de atividades culturais, com mais de 90% dessas vagas desocupadas. A Frente Unificada da Cultura exige uma ação imediata do Governo do Distrito Federal.

Artigo Anterior

As Vozes Verbais

Próximo Artigo

Veja as ordens executivas que Trump assinou até agora

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!