
Por Coletivo Estadual de Comunicação
Da Página do MST
No próximo sábado, 13 de setembro, o Armazém do Campo, espaço de comercialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), celebrará seu sétimo aniversário no Rio de Janeiro. Desde sua inauguração em 2018, a loja tem se consolidado como um ponto de resistência e um elo entre o campo e a cidade.
Ao longo de sua trajetória, o local se tornou uma referência na comercialização de alimentos agroecológicos provenientes de assentamentos da reforma agrária, oferecendo à população carioca acesso a uma diversidade de produtos de cooperativas de reforma agrária e da agricultura familiar de todo o país e do interior do estado. Além da oferta de alimentos saudáveis, o Armazém do Campo no Rio de Janeiro tem desempenhado um papel crucial na promoção de formações políticas e culturais, reforçando a visão de um modelo social mais justo por meio dos alimentos que leva à mesa da cidade.
“Podemos afirmar que esse espaço é um avanço para todos que lutam pela agroecologia no país. Em cada prateleira carregamos o sonho de um mundo mais justo, e cada pessoa que compra os nossos alimentos está contribuindo com essa construção”, afirma Janailson Almeida, coordenador do Armazém do Campo RJ.
Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro
Em reconhecimento à sua relevância histórica e social, o Armazém do Campo Rio foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro, em 2024 por meio de um projeto de lei de autoria da deputada estadual Marina do MST (PT). O reconhecimento consolida o espaço como um pilar na defesa da alimentação saudável, da reforma agrária, da democracia e da cultura popular, além de fortalecer as ações do MST no estado.
Além de sua importância simbólica, o Armazém do Campo atua como um polo de atividades políticas, culturais e conexões sociais. O local promove a Feira Terra Crioula todas as quartas-feiras. Abriga eventos culturais e educativos, como o Cine Armazém, com exibições de filmes seguidas de debates, lançamentos de livros, rodas de conversa e apresentações de diversos gêneros musicais. E conta com café da Culinária da Terra, com lanches e petiscos preparados com alimentos da reforma agrária popular.
O aniversário de sete anos coincide ainda com o primeiro ano do serviço de entrega das cestas Terra Crioula, que leva para a casa dos consumidores os produtos da feira agroecológica semanal, expandindo o alcance da iniciativa e facilitando o acesso a esses alimentos.
Programação do Aniversário do Armazém Campo
Com Lema ‘Da Terra à Mesa, da Luta ao Prato’ a festa de aniversário de sete anos está repleta de atividades culturais, oficinas e feijoada e samba.
O dia começa com Café da Manhã da Roça, e oficinas com foco no debate de agroecologia sobre reaproveitamento de alimentos com Zhue e Natália, compostagem orgânica e plantio de árvores para a Ciranda Infantil Xandinho – O Menino que Planta.
E com muita mística sobre a trajetória desses sete anos, com muita resistência e resiliência na cidade do Rio, convidamos a todes para vir almoçar conosco uma deliciosa Feijoada Agroecológica, produzida com Feijão do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira e Feijão Karukango.
O momento vai marcar o lançamento do Circuito Cultural Culinária da Terra, que engloba 7 botecos, que irão oferecer petiscos produzidos com alimentos do MST, e vai acontecer nos finais de semana 13 e 14, 20 e 21, e 27 e 28/09, encerrando no Barodromo.
Teremos a Feira Terra Crioula com a participação dos Assentados e coletivos de produção do MST-RJ, tais como Coletivo Alaide Reis, PDS Osvaldo de Oliveira, representações dos Assentamentos de Campos dos Goytacazes, e parceiros como a Rede Carioca de Agricultura Urbana do Rio.
O ponto alto da celebração será às 18h, com o parabéns, que inclui o corte do Bolo Sem Terra e a animação de Shanawara (a Drag Sem Terra), encerrando as festividades do dia.
Confira abaixo a programação completa deste dia recheado de alegria e muita emoção:
Aniversário do Armazém do Campo no Rio de Janeiro “Da Terra à Mesa, da Luta ao Prato”
Data: 13 de setembro (sábado)
Horário: De 8h às 22h
Local: Armazém do Campo Rio (Mem de Sá, nº 135 – Lapa)
PROGRAMAÇÃO:
08:00h às 11:00h – Café da Manhã da Roça
● Café com Agroecologia
● Oficinas Agroecológicas:
Plantio de árvores com a Ciranda Infantil (Xandinho – O Menino que Planta)
08:00h às 14:00h – Feira Terra Crioula
● Comercialização de alimentos da Reforma Agrária Popular
● Alimentação saudável na Culinária da Terra do Armazém do Campo
● Apresentações culturais:
09:00h – 10:00h – Loas e Lamentos com Karol Schittini (viola caipira) e Vanessa Machado (violão 7 cordas)
10:00h – 11:00h – Escola de Teatro Popular (Teatro Político)
11:00h – 12:00h – Do Lúdico ao Experimental com Beatrix (voz e violão)
A partir de 12:00h – Culinária da Terra (almoço)
● Mística Sem Terra – Armazém do Campo: 7 anos – Da Terra à Mesa, da Luta ao Prato
● Repertório MST e Música Popular com Zé Pinto
● Feijoada Agroecológica do MST
● Lançamento do Circuito Cultural Culinária da Terra
● Relançamento da Feira Terra Crioula
13:00h às 22:00
Reaproveitamento de alimentos (Zhue e Natália – Imigrantes)
Compostagem orgânica (Sieelos – Rede CAU)
13:00h às 22:00h – Apresentações Culturais
13:00h – 14:00h – Escola de Samba
● Bateria do Estácio de Sá 14:00h – 17:00h – Roda de Samba
● Samba pra Roda 17:00h – 18:00h – Bloco Carnaval
● Bloco Caramuela
18:00h – Parabéns e felicitações ao Armazém do Campo (partilha do Bolo Sem Terra)
● Espetáculo Shanawara (Drag Queen)
18:30h – 21:30h – Forró
● Forró de Rabeca
22h – Encerramento
Reserva sujeita à confirmação por meio do formulário: https://forms.gle/FPf9Ung4uD5fuLsS6
*Editado por Fernanda Alcântara