O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com a mão no peito, sorrindo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – Reprodução

Após a retirada dos diplomatas argentinos e peruanos da Venezuela pelo presidente Nicolás Maduro, o Brasil assume temporariamente a representação desses países em Caracas. Nesta quinta-feira (1º), os representantes da Argentina e do Peru começarão a deixar o país.

Como resultado, os dois países solicitaram ao Brasil que represente seus interesses em Caracas. Segundo o jornal O Globo, a Argentina já recebeu uma aceitação oficial para essa representação, e o Peru também deve ter sua solicitação aprovada de forma semelhante.

A embaixada do Brasil na Venezuela ficará responsável pela administração dos imóveis das embaixadas e consulados argentinos e peruanos. Isso inclui a gestão de arquivos e documentação, além da possibilidade de tratar de assuntos diplomáticos em nome dessas nações com as autoridades venezuelanas. Este procedimento lembra a atuação da Suíça em Cuba, representando os interesses dos Estados Unidos.

Um problema urgente que o governo argentino precisará resolver é a situação de seis opositores do presidente Nicolás Maduro que estão refugiados na embaixada argentina. Há preocupações com possíveis invasões por grupos chavistas.

Nicolás Maduro falando em microfone e pedindo calma
Nicolás Maduro em discurso – Reprodução

O assessor internacional do Palácio do Planalto, Celso Amorim, fez um apelo a Maduro para evitar qualquer ação que pudesse levar a uma catástrofe. Esse pedido foi feito a partir de uma solicitação da chanceler argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira.

Na segunda-feira (29), o atual chefe do governo venezuelano anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Argentina, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Chile, Panamá e Uruguai. Todos esses países questionaram os resultados das eleições na Venezuela.

Em contraste, um grupo de nações, incluindo Brasil, Colômbia e México, aguarda a apresentação dos boletins de urna para a contagem dos votos. A oposição alega que o diplomata Edmundo González foi o vencedor das eleições.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 31/07/2024