Na semana passada, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei, com relatora a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), para a correção anual de bolsas de estudos.
A correção das bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pode ter correção anual pela inflação medida pelo IPCA em 12 meses.
O texto do projeto de lei foi apresentado na forma de um substitutivo pela relatora, que destacou que a correção atende ao desenvolvimento da economia nacional e dá uma resposta para gestões anteriores pouco compromissadas com a ciência nacional.
“A manutenção e o incremento dos valores das bolsas de estudo são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e de setores estratégicos e de alto valor agregado, com cadeias complexas de mercado”, disse Jandira Feghali.
Leia mais: Ministério da Ciência e Tecnologia reajusta em até 94% as bolsas do CNPq
O CNPq é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, enquanto a Capes está subordinada ao Ministério da Educação. Ambos oferecem as bolsas para estudantes, professores e pesquisadores.
Os próximos passos do projeto são as comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para depois poder ser aprovada pelos plenários do Congresso Nacional.
*Informações: Agência Câmara de Notícias