Apple firma acordo com Alibaba para uso de IA na China enquanto rivais adotam novos modelos

A Apple firmou acordo para utilizar os modelos de inteligência artificial Qwen, da Alibaba Group Holding, em seus dispositivos na China continental, segundo o South China Morning Post.

Enquanto a Apple Intelligence é suportada pelo ChatGPT da OpenAI em mercados internacionais, a regulamentação chinesa exige o uso de modelos de IA aprovados pelo governo.

Enquanto a Apple Intelligence é suportada pelo ChatGPT da OpenAI em mercados internacionais, a regulamentação chinesa exige o uso de modelos de IA aprovados pelo governo.

A parceria encerra meses de busca da Apple por um provedor local de IA. No período, concorrentes como Huawei, Oppo, Honor e Vivo já haviam implementado atualizações de IA em seus smartphones.

A Huawei anunciou o uso do modelo DeepSeek-R1 para seu assistente Xiaoyi, presente no HarmonyOS Next. A Oppo integrou o R1 no Find N5, e a Honor atualizou o assistente Yoyo com o mesmo modelo.

A Vivo também incorporou o R1 em seu assistente de smartphone para funcionalidades como criação de texto.

A Xiaomi, que colabora com o Google para integrar o modelo Gemini em seus smartphones internacionais, ainda não revelou planos para uso do DeepSeek.

A competição no mercado de smartphones da China deve se intensificar com as novas tecnologias de IA. Após dois anos de queda, as remessas de smartphones no país cresceram 4% em 2024, alcançando 285 milhões de unidades, segundo a Canalys.

Artigo Anterior

Paraná: estado brasileiro pequeno em dimensão geográfica, gigante na violência contra trabalhadores rurais

Próximo Artigo

Cientistas russos criam drone furtivo que rastreia movimento do inimigo na guerra

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!