
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (10), na Residência Oficial da Granja do Torto, com os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). O encontro ocorreu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados aprovou o PL da dosimetria.
O projeto foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (10) por 291 votos a favor e 148 contrários. O texto altera critérios de punição aplicados a condenados por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023 e agora segue para análise do Senado Federal.
Após o envio ao Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), encaminhou a proposta para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator designado foi o senador Esperidião Amin (PP-SC), que declarou à imprensa que pretende levar a matéria à votação ainda este ano.

Segundo informações apuradas junto a interlocutores do governo, a pauta do encontro entre Lula e os senadores também incluiu outros temas de interesse do Planalto. Entre os assuntos tratados esteve a indicação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
A reunião ocorreu no mesmo dia em que Lula participou de uma confraternização com servidores do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. O encontro com os senadores foi realizado separadamente, no período da noite.
Até o fechamento desta edição, não houve divulgação oficial de nota sobre decisões tomadas durante a reunião na Granja do Torto. A tramitação do PL da dosimetria no Senado segue os prazos regimentais da Casa.