Após uma série de feminicídios no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa, a deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar a crescente violência contra as mulheres no estado. Durante discurso, na terça-feira (22/4), Denise cobrou ações mais eficazes para garantir a proteção às mulheres.
“Eu ocupo esta tribuna para emprestar a voz a tantas mulheres que foram silenciadas neste feriadão no Rio Grande do Sul. Seis mulheres foram mortas na Sexta-feira Santa, e, no total, foram dez feminicídios registrados nesse período”, lamentou a deputada.
Denise Pessôa destacou que todas as vítimas foram assassinadas sem o amparo da medida protetiva: “Muitas vezes, algumas pessoas dizem que a medida protetiva não garante a proteção das mulheres, mas esses dados tristes e revoltantes demonstram o contrário”, destacou a deputada.
Extrema violência
Em seu discurso, a deputada detalhou casos específicos de extrema violência, como o assassinato de mulheres jovens, grávidas e mães. “Essas mulheres foram vítimas de uma violência sem precedentes, muitas delas com crueldade. Precisamos dar um basta a essa realidade”, afirmou ela.
A parlamentar também fez um apelo à implementação de soluções mais rápidas e eficientes, como a solicitação de medidas protetivas de forma online, o que pode agilizar a proteção das mulheres em risco. “O estado já está trabalhando para permitir que a medida protetiva seja solicitada de forma online, o que garantirá um processo mais rápido e eficaz”, explicou Denise.
Combate ao feminicídio
A deputada reafirmou o compromisso no combate ao feminicídio e concluiu seu discurso com um apelo à sociedade e aos órgãos competentes para unirem forças na luta contra a violência de gênero. “Que esse momento de dor nos motive a lutar cada vez mais para proteger nossas mulheres e acabar com a violência de gênero em nosso estado”, finalizou Denise Pessôa.
Além de seu trabalho na Câmara, a deputada tem se dedicado ativamente a políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à prevenção do feminicídio, incluindo o apoio ao protocolo “Feminicídio Zero”, recentemente assinado pela ministra das Mulheres no Rio Grande do Sul.
Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa