Após reportagem do DCM, deputados que foram a festa de Trump são denunciados ao TCU

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF): denunciada junto ao TCU por improbidade administrativa (crédito: reprodução)

A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) ingressou nesta quarta-feira (29) com uma representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra os colegas Rodrigo Valadares (União-SE), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF) denunciando-os por improbidade administrativa, por terem gastos mais de R$ 47 mil de dinheiro público em uma viagem aos Estados Unidos em novembro do ano passado.

Eles foram a uma festa organizada pela campanha de Donald Trump. A representação tem como base a reportagem publicada pelo DCM na última terça-feira, que mostrou como e em que esses valores foram gastos.

::Leia mais: Exclusivo: Contribuinte pagou viagem de deputados para festa de Trump com direito a spa; veja valores::

De acordo com a parlamentar, “a conduta dos deputados afronta de forma direta os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência (art. 37 da CF), além de caracterizar possível prática de improbidade administrativa conforme previsto nos artigos 9º e 10 da Lei nº 8.429/1992.”

Por causa disso, a psolista reivindica que o TCU:

  1. Determine a instauração de Tomada de Contas Especial para apurar em profundidade os prejuízos causados ao erário, identificando valores exatos e responsáveis diretos;2. Imponha a devolução integral dos valores utilizados indevidamente, acrescidos de correção monetária e juros legais;3. Aplique multas previstas em lei, conforme art. 58 da Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União (Lei nº 8.443/1992);4. Encaminhe cópias dos autos ao Ministério Público Federal, para análise da responsabilização por improbidade administrativa e demais crimes eventualmente configurados.

O evento ao qual atenderam os deputados às custas dos cofres públicos foi a Election Night Livestream Watch Party”, uma festa organizada pela campanha do republicano na noite da eleição presidencial norte-americana do ano passado.

Os parlamentares -– que estavam acompanhados de mais três congressistas, que não apresentaram contas à Câmara -– divulgaram com orgulho em suas redes e na imprensa o que estavam indo fazer, sem informar, no entanto, que quem estava pagando era o contribuinte.

Teve até spa em hotel de luxo. Um escárnio.

Veja, abaixo, a reprodução do documento enviado por Luciene Cavalcante ao TCU.

Artigo Anterior

OpenAI acusa rivais chineses de copiar seus modelos de IA

Próximo Artigo

Trump anuncia planos para enviar imigrantes para Guantánamo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!