Após negociações tensas, EUA e Ucrânia assinam acordo para a exploração de terras raras

O Departamento do Tesouro americano anunciou nesta quarta-feira 30 que os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram um acordo sobre um “fundo de investimento para a reconstrução”, após semanas de negociações sobre o acesso aos recursos naturais ucranianos.

“Em reconhecimento ao importante apoio financeiro e material que o povo dos Estados Unidos proporcionou à defesa da Ucrânia desde a invasão em grande escala da Rússia, esta parceria econômica posiciona nossos dois países para colaborar e investir juntos com o objetivo de garantir que nossos ativos, talentos e capacidades mútuos possam acelerar a recuperação econômica da Ucrânia”, afirma o comunicado, que não dá detalhes sobre o conteúdo do acordo.

A ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, disse que o acordo permitirá financiar “projetos de extração de minerais, petróleo e gás” em solo ucraniano.

“O documento em sua forma atual é uma garantia de sucesso para nossos dois países: Ucrânia e Estados Unidos”, escreveu Svyrydenko em uma mensagem no Facebook. A ministra assegura que a Ucrânia manterá “a plena propriedade e controle” de seus recursos naturais.

Artigo Anterior

1º de Maio: Lula celebra 3,8 milhões de empregos e propõe debate sobre fim da escala 6×1

Próximo Artigo

Lula celebra 3,8 milhões de empregos e propõe debate sobre fim da escala 6×1

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!