
O serviço de geolocalização Google Maps exibiu, até a noite desta terça-feira (22), atribuiu a Portugal o nome de “Pernambuco em pé”. A inusitada inserção surgiu em meio a uma onda de memes nas redes sociais, nos quais brasileiros brincam ao tratar Portugal como se fosse uma extensão do Brasil na Europa, à qual também chamaram de “Guiana Brasileira”.
A página com o nome falso contabilizava 30 avaliações. As fotos publicadas mostravam um prato de bacalhau com cuscuz (pratos típicos da culinária lusitana e brasileira, respectivamente), cenas que remetem ao Carnaval de Olinda e a Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, no litoral sul de Pernambuco.
As avaliações bem-humoradas acompanharam o tom das publicações que viralizaram nas redes sociais, como X (antigo Twitter), Instagram e TikTok. Entre os comentários, internautas ironizam o contexto histórico entre Brasil e Portugal com frases como: “Boa colônia de férias brasileira. Mas tragam seu tataravô como tradutor, porque os locais não falam brasileiro moderno”, e “Não curti, me senti em outra época, em 1500…1600”. As avaliações reforçam o tom dos memes que brincam com o passado colonial compartilhado entre os dois países.
Tem uma cultura riquíssima a Guiana Brasileira
pic.twitter.com/HBAXYwqfI0— Zanfa 2 (@ZanfaVive) April 1, 2025
Outros termos usados por internautas para “rebatizar” o país europeu incluem “Guiana brasileira”, “Vitória da reconquista”, “Rio Grande de Fora” e “Mato Grosso do Norte”, em referência a estados brasileiros.
A criação de lugares falsos no Google Maps é tecnicamente possível, já que qualquer usuário pode sugerir locais por meio da plataforma. Embora o sistema utilize algoritmos e checagem manual para validar informações, casos como este escapam temporariamente do filtro e se tornam virais.
A empresa afirma em suas diretrizes que “exige informações verdadeiras” e que qualquer conteúdo impróprio pode ser removido por violar suas políticas de uso. Até o momento, o Google não se posicionou oficialmente sobre o caso de “Pernambuco em pé”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line