A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou nesta segunda-feira 14 um requerimento na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para aprovar uma moção de repúdio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua decisão de taxar em 50% as importações de produtos brasileiros.
As alegações de Trump para justificar o tarifaço, diz Sâmia, não passam de “uma narrativa fantasiosa e politicamente motivada, sendo um ato inaceitável de ingerência internacional”.
Na última quarta-feira 9, a mesma comissão aprovou uma moção de louvor e regozijo ao presidente dos Estados Unidos. A votação ocorreu horas antes de o magnata anunciar a tarifa.
A proposta partiu do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), com as assinaturas de Gustavo Gayer (PL-GO) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
O argumento bolsonarista é que Trump mereceria o reconhecimento por um suposto “brilhante trabalho desenvolvido como presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.
O placar no colegiado foi de 23 votos por aprovar a moção e cinco por rejeitá-la.