O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, recebeu nesta quarta-feira (23) a intimação para a apresentação de defesa prévia no leito de UTI. 

Todos os demais réus do chamado núcleo 1 já foram intimados, exceto o ex-presidente, internado desde o último dia 12 após uma cirurgia intestinal. 

Apesar de não poder receber visitas e ainda não ter previsão de alta, Bolsonaro recorreu a uma recorrente ferramenta para divulgar suas posições na internet: a live. Ao participar de uma transmissão direto do quarto na última terça-feira (22), o Supremo entendeu que o denunciado pela PGR demonstrou condições de ser citado e intimado. 

Então, um oficial de Justiça levou o documento ao quarto de Bolsonaro, que o assinou às 12h47.

A partir da citação, a ação penal no STF foi oficialmente aberta. Agora, a defesa do denunciado por tentativa de golpe de Estado tem um prazo para questionar trechos do julgamento. 

Em seguida, começará a instrução do julgamento, em que haverá coleta de provas, depoimentos, interrogatórios e apresentação dos argumentos da defesa. Por fim, o ex-presidente será julgado no STF.

Ainda não há data para o julgamento, mas o ministro e relator do processo, Alexandre de Moraes, demonstrou inclinação para concluir o processo ainda este ano, a fim de não impactar a disputa eleitoral de 2026.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025