Após décadas de distância, chefe de Estado italiano visita Brasil e reencontra Lula em encontro histórico

O chefe de Estado da Nação Italiana, Sergio Mattarella, irá visitar o Brasil entre os dias 14 a 19 de julho. É a primeira visita de Estado de um presidente italiano em 24 anos.

Em Brasília, o presidente italiano terá uma agenda com o presidente Lula (PT) que terá como pauta a revisão entre o acordo bilateral entre os países e avaliações sobre temas das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global.

Mattarella também visitará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, bem como o estado do Rio Grande do Sul.

Durante a visita, ainda deverá ser assinado o Acordo sobre o Reconhecimento Recíproco em Matéria de Conversão de Carteiras de Habilitação, assunto de interesse para as comunidades brasileira na Itália e italiana no Brasil; está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento entre a Embrapa e a Universidade de Turim e entre a Universidade de São Paulo e a universidade italiana.

A visita acontece no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil e deverá contribuir para projetar a importância da efeméride, bem como para ressaltar a profundidade e a abrangência das relações Brasil-Itália.

A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil. Atuam no país mais de mil empresas italianas, geradoras de cerca de 150 mil empregos.

Artigo Anterior

Deputado Pacheco afirma que não visa agilizar tramitação da Proposta de Emenda Constitucional da Anistia

Próximo Artigo

Líderes do Senado pedem revisão da prioridade para aprovar reforma tributária

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!