Mark Rutte, chefe da Otan. Foto: reprodução

Em meio às tentativas de negociação diplomática entre Rússia e Ucrânia, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, admitiu na última quinta-feira (15) que a Rússia possui vantagem militar sobre o bloco. A declaração foi feita durante reunião de chanceleres da aliança em Antália, Turquia, e destacou a capacidade bélica russa, que supera a produção de munição de todos os 32 países membros da Otan juntos.

Rutte alertou que o país governado por Vladimir Putin produz em três meses o equivalente ao que a Otan fabrica em um ano em termos de munição, apesar de ter apenas 5% do tamanho da economia do bloco. “A Rússia, em alguns cálculos, está produzindo em três meses, em termos de munição, o que toda a Otan produz em um ano. E a Rússia tem apenas 5% do tamanho da economia geral da Otan”, afirmou.

O secretário-geral defendeu não apenas o aumento dos gastos militares pelos países membros, mas também uma estratégia mais eficiente de utilização dos recursos.

“Precisamos disso, porque dissuasão e defesa não são apenas uma questão de dinheiro, mas também de ter uma base industrial de defesa confiável, capaz de nos defendermos no futuro”, acrescentou.

Tanque russo em ação no território ucraniano. Foto: reprodução

A preocupação com a defesa coletiva ganhou novos contornos após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, principal financiador da Otan. O presidente dos EUA já ameaçou reduzir o envolvimento do país na aliança, criticando os membros que não cumprem a meta de gastar 2% do PIB em defesa.

Além disso, a mudança na política de apoio à Ucrânia sob o governo Trump elevou os temores entre os aliados. Em resposta, a Otan aprovou em abril um novo pacote de assistência de US$ 21 bilhões para Kiev, buscando compensar possíveis reduções no apoio estadunidense.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025