A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, nesta quarta-feira (13), em Brasília, a seleção de startups e empresas inovadoras brasileiras para participar da 17ª edição do Web Summit Lisboa, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. A conferência acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro de 2025, na capital portuguesa.

O anúncio foi feito durante evento realizado na sede da ApexBrasil, com a presença dos presidentes das duas instituições: Jorge Viana (ApexBrasil) e Décio Lima (Sebrae). Segundo as entidades, o objetivo é reforçar a imagem do Brasil como destino estratégico de investimentos em tecnologia e como polo de soluções inovadoras.

A delegação brasileira terá um número recorde de 250 participantes, entre startups, empresas inovadoras e representantes de ambientes de inovação. As inscrições para a seleção ficam abertas até 25 de agosto.

Para Jorge Viana, a presença do Brasil no Web Summit tem crescido de forma expressiva desde 2018. “No ano passado levamos 226 startups e empresas inovadoras. Para 2025, vamos levar 250 empresas, entre startups, ambientes de inovação e empresas inovadoras. Apenas na manifestação de interesse, que ficou aberta por um curto período, já tivemos 343 empresas interessadas. Esperamos que, agora, com as inscrições abertas, tenhamos a participação de empresas inovadoras, tecnicamente capacitadas e maduras para fazer negócios em Portugal e outros países europeus”, afirmou.

Décio Lima destacou o papel da inovação na inclusão social e no fortalecimento da economia. “Os números da economia brasileira servem como base fundamental desses pequenos negócios, que são a grande alavanca da criação de emprego e renda. A inovação tem que pensar nos valores humanistas porque não podemos inovar o mundo com a tecnologia, com toda essa criatividade extraordinária que o país tem produzido, sem pensar que precisamos contribuir para ampliar a oportunidades por meio do empreendedorismo”, disse.

Na última edição do Web Summit, realizada em 2024, mais de 71 mil pessoas de 153 países participaram do evento. Mais de 3 mil startups estiveram presentes, e a delegação brasileira foi a segunda maior do evento, ao lado da Alemanha.

De acordo com o Índice Global de Inovação 2024, elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil ocupa atualmente a 50ª posição entre 133 países, sendo o líder da América Latina e Caribe no ranking.

Empresas interessadas em participar da seleção podem manifestar o interesse neste link.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/08/2025