
A Netflix investirá US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões na cotação atual) nos próximos quatro anos no México. O anúncio foi feito por Ted Sarandos, codiretor-executivo da empresa, durante a coletiva de imprensa da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. O investimento será destinado à produção de conteúdos audiovisuais no país, incluindo séries e filmes.
Sarandos destacou que, desde 2020, quando a Netflix estabeleceu sua sede latino-americana na Cidade do México, o número de funcionários da empresa na região aumentou dez vezes. “O México é tão grandioso que decidiram investir aqui”, celebrou a chefe do governo. Ela também mencionou que o banco espanhol Santander investirá US$ 2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) no país nos próximos três anos.
Um exemplo do impacto desse investimento é o filme Pedro Páramo, inspirado no clássico de Juan Rulfo. A produção gerou 375 milhões de pesos (aproximadamente R$ 102,7 milhões) para o Produto Interno Bruto (PIB) mexicano. Segundo Sarandos, a indústria audiovisual do país movimenta anualmente cerca de US$ 3 bilhões (R$ 17 bilhões).
O codiretor da Netflix também ressaltou as parcerias com cineastas mexicanos consagrados, como Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro, conhecidos como os “Três Amigos”. Cuarón conquistou o Oscar de melhor direção, melhor fotografia e melhor filme estrangeiro com Roma, em 2019. Já Del Toro venceu o prêmio de melhor filme de animação com Pinóquio, em 2023.
Apesar do otimismo com os investimentos, o Banco do México (Banxico) reduziu sua previsão de crescimento para 2024, passando de 1,2% para 0,6%. A revisão reflete a incerteza sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações mexicanas, elevando as tensões entre os dois países.
En México se hablan 68 lenguas indígenas que debemos proteger, representan la riqueza cultural de nuestro país. https://t.co/I1vQwkOkrf
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) February 21, 2025
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