
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira (11), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2023. A avaliação, obrigatória para alunos concluintes de cursos de graduação, é um dos principais instrumentos de análise da qualidade do ensino superior no Brasil.
Os dados servem como base para o cálculo de indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que variam de 1 a 5 – sendo 1 e 2 considerados insatisfatórios, 3 regular e 4 e 5 satisfatórios.
Neste cenário, apenas 66 das 2.048 instituições de ensino superior avaliadas alcançaram a nota máxima, sendo em maioria faculdades públicas, federais ou estaduais, ou privadas sem fins lucrativos, como a FGV-EAESP e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Na edição de 2023, foram avaliados cursos de bacharelado nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e engenharias, totalizando 9.812 cursos de 1.347 instituições, a maioria da rede privada.
O desempenho dos estudantes no Enade compõe o Conceito Enade, que mede a qualidade dos cursos superiores. Além disso, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) avalia o valor agregado pela instituição, comparando o desempenho dos alunos no Enade com seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O CPC, por sua vez, combina diferentes aspectos, como o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo curso, a qualificação do corpo docente e as condições oferecidas para o desenvolvimento acadêmico. Já o IGC é calculado a partir da média ponderada das notas do CPC e dos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições.
Os resultados do Enade são essenciais para orientar políticas públicas e auxiliar estudantes na escolha de instituições de ensino superior. Desde 2004, o exame é aplicado anualmente a diferentes áreas do conhecimento, em um ciclo avaliativo que se repete a cada três anos. Em 2023, a prova foi realizada em novembro, com questões de formação geral e específica, além de um questionário socioeconômico.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line