AO VIVO Bolsonaro e demais réus da trama golpista devem ser condenados hoje; Carmen Lúcia é primeira a votar, seguida por Zanin

Da redação

Prossegue a partir das 14 horas desta quinta-feira,11, o julgamento de Bolsonaro e mais sete réus pela tentativa de golpe de Estado.

A sessão teve de ser atrasada em função do voto de Luiz Fux, que durou quase 12 horas e teve a proeza de conseguir cansar até mesmo os ministros da Primeira Turma.

Poderia ao menos ter sido um voto emblemático. Mas não foi. Entrou para a história como um dos mais subservientes aos poderosos de farda e à paisana e ao império estadunidense.

Deu um cavalo de pau em seu tradicional punitivismo apresentado ao longo de sua trajetória como juiz, e resolveu ser condescendente justamente com a quadrilha que tentou um golpe de Estado contra o Brasil.

Inocentou Bolsonaro, além dos generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Anderson Torres em todos os crimes de que são acusados.

No caso do general Walter Braga Netto e do tenente-coronel Mauro Cid, Fux deu uma mordidinha de leve. Condenou-os em apenas um, dos cinco crimes de que são acusados: tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. A pena para esse crime gira em torno de 4 a 8 anos de prisão.

Penúltimo dia de julgamento

A primeira a votar, na tarde de hoje, será a ministra Carmen Lúcia, seguida por Cristiano Zanin, que também preside a Primeira Turma e encerrará a votação.

A condenação dos oito réus poderá ser confirmada já na votação de Carmen Lúcia. São necessários três votos dos cinco ministros que compõem a Primeira Turma do STF.

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela condenação de todos os réus.

Na sexta, 12, será dado o veredicto final e fixada a dosimetria da pena para cada um dos condenados.

Após a sentença, as defesas ainda podem recorrer, e apresentar embargos de declaração, em que solicitam esclarecimentos sobre a decisão dos magistrados.

Embargos infringentes só poderão ser utilizados pelos advogados dos condenados, caso ocorram dois votos pela absolvição do réu.

Artigo Anterior

Presidente Lula sanciona lei para reduzir números de partos prematuros

Próximo Artigo

PT volta a transmitir julgamento de Bolsonaro, ao vivo, nesta quinta (11)

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!