
O conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos no mês passado, começa nesta quarta-feira (7). Antes de seu início, será celebrada uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia, conhecida como “Pro Eligendo Romano Pontifice”, começa às 5h (10h no horário da Itália) e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
A missa poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do Vatican News no YouTube, veículo oficial do Vaticano responsável pela transmissão do evento.
Após a missa, os 133 cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina, onde, ao longo dos próximos dias, ocorrerão as votações para a escolha do novo papa. No primeiro dia, está prevista apenas uma votação, mas espera-se que, a partir do segundo dia, o processo se intensifique, com até quatro rodadas diárias.
Uma chaminé foi instalada na Capela Sistina para indicar o resultado das votações: fumaça preta sinaliza que não houve consenso; fumaça branca, a eleição de um novo papa.
Os cardeais permanecerão isolados até que um deles receba pelo menos dois terços dos votos, tornando-se o novo líder da Igreja Católica.
Acompanhe por aqui:
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line