O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9), às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de participação na trama golpista. A sessão poderá ser acompanhada pelo canal DCM TV, no YouTube.
A partir desta terça, os ministros passam a votar. O primeiro será Alexandre de Moraes, relator da ação penal, que se pronunciará sobre o mérito do processo — se condena ou absolve os acusados — e também sobre o tempo de cumprimento das penas.
Em seguida, os votos seguirão a ordem definida pelo Regimento Interno do STF: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. A decisão final será formada pela maioria simples: três dos cinco ministros.
Possíveis adiamentos e calendário das sessões
Um pedido de vista ainda não está descartado e poderia adiar a conclusão do julgamento. O cronograma, no entanto, prevê que as sessões sigam até sexta-feira (12).
Alexandre de Moraes solicitou uma data extra, e o ministro Cristiano Zanin marcou uma sessão adicional para quinta-feira (11). Nesse dia, estão previstas duas reuniões: uma às 9h da manhã e outra às 14h. Além disso, as sessões já programadas para os dias 9, 10 e 12 de setembro também devem ocorrer normalmente.
Quem são os réus ao lado de Bolsonaro
Além de Jair Bolsonaro, figuram como réus no núcleo principal da trama golpista:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.