Anvisa aprova primeira vacina para Chikungunya

A Anvisa anunciou, nesta segunda-feira (14), a aprovação do registro da vacina IXCHIQ, para a prevenção de Chikungunya, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Indicado para maiores de 18 anos, o imunizante é indicado para maiores de 18 anos, que moram em zona de risco. 

No entanto, a vacina não deve ser aplicada em mulheres grávidas, pessoas  imunodeficientes ou imunossuprimidas.

Estudos clínicos indicam que o imunizante induziu a  produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya nos voluntários que receberam o vacina. 

Além da Anvisa, a vacina foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA). Com a aprovação do registro, o Butantan prevê a fabricação do imunizante no país. 

O vírus Chikungunya é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue e, entre os sintomas estão febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas e musculares, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos. 

Não há tratamento específico para o vírus, apenas para os sintomas. 

O chikungunya também pode causar doenças neuroinvasivas, caracterizadas por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias.

Apenas em 2025, o país registrou 66.127 casos prováveisdo vírus, 56 mortes confirmadas e outros 53 seguem em investigação. 

Em 2024, a doença vitimou 243 pessoas, mas 68 óbitos ainda estão em investigação. Houve, ainda, 265.545 casos prováveis ao longo do ano passado.

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

Quando o abismo existencial deve ficar para depois, por Luiz Henrique Lima Faria

Próximo Artigo

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária mobiliza centenas de Sem Terra na Bahia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!