Falsa notícia – Anúncio de emprego no tráfico em morro no Rio de Janeiro foi divulgado em um poste.
Análise
A pauta da segurança pública tem sido um tema recorrente nos debates na mídia e nas redes sociais nos últimos dias. Nesse sentido, uma publicação tem chamado atenção no Rio de Janeiro.
Uma imagem começou a circular nas redes sociais, alegando ser um “anúncio de emprego” feito por indivíduos ligados ao tráfico de drogas no Morro de São João, no Rio de Janeiro. A foto mostrava um suposto cartaz, prometendo salários fixos, benefícios (como a jornada 4×3) e comissões no tráfico de entorpecentes. Leia a mensagem contida na imagem e algumas repercussões:
ANÚNCIO DE EMPREGO NO TRÁFICO EM COMUNIDADE DO RIO VIRALIZA NA WEB Nesta quinta-feira (12), um anúncio de emprego viralizou nas redes sociais, divulgado por indivíduos ligados ao tráfico de drogas recrutando pessoas no Morro de São João, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para se juntarem ao “Bonde do Gadenal”. O aviso promete benefícios como salário, vale-refeição, plano de saúde e comissão sobre vendas de entorpecentes.
Os internautas ficaram incrédulos com a situação e intensificaram as cobranças ao governador Cláudio Castro, destacando a crescente violência no estado. A indignação é ainda maior ao se considerar que, diariamente, um inocente perde a vida em meio a essa crise de segurança.
ESTAMOS CONTRATANDO Pessoas dispostas a se juntar com o Bonde do Gadernal pra tomar o Morro dos Macacos. Beneficios: Escala 4×3, Vale Refeição, Moradia, Plano de Saúde, Armamento de Grosso Calibre e Piso Salarial + 3% de Comissão das Vendas. Local: Morro do São João, Rio de Janeiro – RJ (Zona Norte) Eng. Novo, Procurar Lucas Titauro no Rh da empresa em Horário Comercial.
Checagem
A história gerou indignação na internet e chamou atenção por aí. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Houve algum anúncio de emprego no tráfico em morro do Rio de Janeiro? 2) O que explica a imagem com o anúncio de emprego que foi colado em um poste de uma comunidade no Rio? 3) Como o tráfico recruta pessoas para trabalhar com ele?
Houve algum anúncio de emprego no tráfico em morro do Rio de Janeiro?
Não. O tom descrito na própria mensagem, que cita, de forma jocosa, algumas discussões recentes (como da escala 4×3, que serviu como “boi de piranha” para muita coisa na internet). As características do suposto anúncio, incluindo detalhes formais como benefícios e “salários fixos”, fogem completamente à prática habitual do crime organizado. Além disso, um dos sites que publicação a “informação” aponta que se trata de uma sátira.
O que explica a imagem com o anúncio de emprego que foi colado em um poste de uma comunidade no Rio?
Muito provavelmente, alguma “boa alma” colocou o cartaz em um poste, fez a imagem e o retirou. Também é possível que seja fruto de uma manipulação digital (algo bem comum em redes sociais).
Como o tráfico recruta pessoas para trabalhar com ele?
O recrutamento para o tráfico é, na maioria dos casos, realizado de forma direta e discreta, geralmente envolvendo membros da comunidade local. O contato inicial costuma ser feito por meio de redes pessoais, ameaças ou persuasão, sem o uso de anúncios públicos. O objetivo é evitar exposição e chamar atenção de autoridades.
Conclusão
Fake news ❌
A história sobre um suposto anúncio de emprego para o tráfico no Morro de São João é falsa. A imagem que viralizou foi fabricada ou alterada, sem qualquer comprovação de autenticidade. Além disso, já foi anunciada como uma “sátira”. Nada mais do que isso.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)