A entrevista da quarta-feira foi concedida pela secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. Ela discutiu sobre eleições 2024, compromisso do presidente Lula com as brasileiras, atuação da SNMPT, importância de haver mais mulheres nos espaços de poder e o polêmico PL 1904/24.
Moura destacou o funcionamento da SNMPT, que atua a partir de um coletivo de 15 companheiras de todo o país e é estruturada a partir das secretarias estaduais.
Ela também apontou o papel da TV Elas por Elas, ferramenta que agrega ao processo do partido com foco na preparação das mulheres.
Desafios para a permanência da mulher na política
Apesar da bancada feminina do PT ser a maior, o número de mulheres ainda segue abaixo dos 20%. Atualmente, elas representam apenas 17% dos parlamentares na Câmara.
Moura defende que sejam criadas e adotadas ferramentas que possibilitem às mulheres que estão na política meios para elas possam participar das agendas.
Retomada de políticas para mulheres
Com um ano e seis meses de atuação do governo Lula, Moura afirmou que a volta do presidente representa a retomada da conquista de direitos para as brasileiras.
Ela destacou a parceria entre os Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, anunciada nesta semana, para capacitar e impulsionar mulheres do Bolsa Família.
Conservadorismo no Parlamento
Moura frisou que, enquanto houver no Congresso homens que querem decidir sobre os corpos e os direitos das mulheres, sem que as brasileiras tenham a oportunidade, pelo menos, de se defender, o cenário tende a permanecer nebuloso.
Ela questionou a necessidade de tratar a violência contra as mulheres como se fosse uma questão de aborto, e não de saúde pública e direitos.
Eleições para Câmara Municipal de Manaus
Anne Moura, que é descendente indígena do povo Mura, foi candidata a vice-governadora na chapa com Eduardo Braga (MDB-AM) para a disputa do governo do estado do Amazonas.
Desta vez, em 2024, a missão será concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus.
Recado para as companheiras do PT
Moura deixou um recado para as mulheres que irão disputar as eleições de outubro: “Nós precisamos fazer desta eleição a eleição das mulheres. Então, em todo o país, precisamos estar organizadas.”