
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, se pronunciou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar a denúncia contra os seis envolvidos no chamado “núcleo 2” do golpe de Estado orquestrado por Jair Bolsonaro (PL) e aliados.
“Mais uma denúncia aceita por unanimidade e mais uma ação penal no STF contra seis cabeças do golpe. Falar em anistia prévia, diante de um processo tão robusto em andamento, é uma afronta ao Judiciário e ao estado democrático de direito”, escreveu Gleisi na manhã desta quarta-feira (23), em seu perfil no X.
Mais uma denúncia aceita por unanimidade e mais uma ação penal no STF contra seis cabeças do golpe. Falar em anistia prévia, diante de um processo tão robusto em andamento, é uma afronta ao Judiciário e ao estado democrático de direito.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 23, 2025
A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foi recebida por unanimidade pela Primeira Turma do STF na terça-feira (22).
Os acusados são Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército), Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal), Mário Fernandes (general da reserva do Exército) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).
Os denunciados são acusados de participação no plano que visava impedir a posse do presidente Lula (PT) em 2023.
A análise do caso pelo STF considerou que a PGR forneceu provas suficientes para abrir a ação penal, incluindo registros de mensagens, depoimentos e documentos que apontam a participação dos acusados nos atos golpistas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line