Aneel rebate declarações do ministro sobre possibilidade de intervenção na empresa

A Agência Nacional de Energia Elétrica ressaltou limitações orçamentárias e falta de funcionários na resposta formal às críticas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que aventou a possibilidade de intervenção no órgão.

A medida decorreria de um desrespeito a prazos definidos por ações do governo. Silveira mencionou “aparente constatação de omissões ou retardamentos” e exigiu explicações.

Em resposta, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a agência não recebeu valorização e que seus funcionários estão sobrecarregados. Ele citou um “quadro extremamente grave e preocupante”.

“Os desafios do setor elétrico aumentaram em números absolutos, aspectos tecnológicos, legislativos, no entanto, paradoxalmente, a Aneel opera com crônico déficit de 30% de servidores do já defasado quadro previsto na Lei nº 10.871, de 2004”, escreveu.

Segundo Feitosa, o último concurso público ocorreu em 2010 e, além disso, as 40 vagas a serem preenchidas por meio do Concurso Nacional Unificado não suprirão uma defasagem de 248 servidores.

“Não menos relevante é a questão do orçamento da agência, com cortes orçamentários e sucessivos contingenciamentos, o que compromete as fiscalizações, os convênios com as agências estaduais, os processos de consultas públicas, a ouvidora setorial e os investimentos em sistemas de informação”, acrescenta a Aneel.

Em sua crítica, Alexandre Silveira havia afirmado que “a persistência desse estado de coisas impelirá este ministério a intervir, adotando providências para a apurar a situação de alongada inércia da Diretoria no enfrentamento de atrasos que lamentavelmente têm caracterizado a atual conjuntura”.

A irritação do ministro não é uma novidade. Em audiência na Câmara dos Deputados, ele chegou a falar em “boicote ao governo” por parte das agências reguladoras. “O povo brasileiro está pagando muito caro pela literal cooptação inadequada das agências reguladoras”, declarou.

Artigo Anterior

Empreendedores sustentáveis discutem inovação ética na indústria alimentícia

Próximo Artigo

Com atletas olímpicos, Lula destaca a importância de investir no esporte desde a juventude

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!