Ana Pimentel lidera comitiva brasileira em congresso no México por democracia e soberania

A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) esteve à frente da comitiva brasileira que participou do 2º Congresso Pan-Americano, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto na Cidade do México. O evento reuniu parlamentares e lideranças políticas progressistas de diversos países das Américas em resposta ao avanço de pautas autoritárias e conservadoras no continente, especialmente diante do novo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos.

Com representantes de países de todas as regiões das Américas, o congresso tem como objetivo fortalecer articulações democráticas em defesa da soberania dos povos, da justiça social e da construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento. A escolha do México como sede busca prestigiar o novo ciclo progressista iniciado pelo governo de Claudia Sheinbaum.

A delegação brasileira é composta por nove parlamentares dos partidos PT, PSOL e PCdoB, incluindo nomes como  Natália Bonavides (PT-RN), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Henrique Vieira (PSOL-RJ), e Orlando Silva (PCdoB-SP). Ana Pimentel, que coordena o grupo, destacou a importância estratégica da participação do Brasil nesse tipo de articulação internacional.

“Esse é um espaço estratégico para construir respostas conjuntas a temas urgentes como a defesa da democracia, a soberania dos nossos povos e os direitos sociais. Não aceitaremos retrocessos diante das ameaças que vêm sendo feitas por lideranças autoritárias. Vamos transformar nossas pautas em ações legislativas concretas”, afirmou a deputada.

Leia também – “Nós somos o único partido que tem paridade de ponta a ponta”, celebra Anne Moura

O encontro acontece também em meio às tensões diplomáticas provocadas pelas sanções tarifárias impostas por Trump a produtos brasileiros e suas declarações sobre o processo democrático no Brasil. Para a comitiva brasileira, o Congresso é uma oportunidade de selar o compromisso com valores democráticos e com a integração solidária entre os países do continente.

Da Redação do Elas por Elas, com informações da assessoria da parlamentar  

Artigo Anterior

As turvas águas do Rio da Prata, por Bruno Alcebino da Silva

Próximo Artigo

Hugo Souza: A mídia é como a tuberculose

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!