A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) esteve à frente da comitiva brasileira que participou do 2º Congresso Pan-Americano, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto na Cidade do México. O evento reuniu parlamentares e lideranças políticas progressistas de diversos países das Américas em resposta ao avanço de pautas autoritárias e conservadoras no continente, especialmente diante do novo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos.
Com representantes de países de todas as regiões das Américas, o congresso tem como objetivo fortalecer articulações democráticas em defesa da soberania dos povos, da justiça social e da construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento. A escolha do México como sede busca prestigiar o novo ciclo progressista iniciado pelo governo de Claudia Sheinbaum.
A delegação brasileira é composta por nove parlamentares dos partidos PT, PSOL e PCdoB, incluindo nomes como Natália Bonavides (PT-RN), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Henrique Vieira (PSOL-RJ), e Orlando Silva (PCdoB-SP). Ana Pimentel, que coordena o grupo, destacou a importância estratégica da participação do Brasil nesse tipo de articulação internacional.
“Esse é um espaço estratégico para construir respostas conjuntas a temas urgentes como a defesa da democracia, a soberania dos nossos povos e os direitos sociais. Não aceitaremos retrocessos diante das ameaças que vêm sendo feitas por lideranças autoritárias. Vamos transformar nossas pautas em ações legislativas concretas”, afirmou a deputada.
Leia também – “Nós somos o único partido que tem paridade de ponta a ponta”, celebra Anne Moura
O encontro acontece também em meio às tensões diplomáticas provocadas pelas sanções tarifárias impostas por Trump a produtos brasileiros e suas declarações sobre o processo democrático no Brasil. Para a comitiva brasileira, o Congresso é uma oportunidade de selar o compromisso com valores democráticos e com a integração solidária entre os países do continente.
Da Redação do Elas por Elas, com informações da assessoria da parlamentar