RETROSPECTIVA 2024
Este ano, alcançamos importantes conquistas na economia do País, como o crescimento do PIB e aumento do emprego e da renda.
O ano de 2024 foi um momento crucial para avançarmos na defesa da democracia e na luta contra a extrema direita. A afirmação é da deputada Ana Pimentel (PT-MG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Este ano, as eleições também mostraram que temos desafios importantes pela frente”, constata a parlamentar.
Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Pimentel defendeu o orçamento voltado a políticas públicas para todas as mulheres. “Aprovamos diversos projetos das nossas parlamentares petistas, como o que institui a Política Nacional de Saúde Integral da Mulher, de minha autoria”, destaca.
Luta democrática
O mandato de Ana Pimentel atuou ativamente na luta democrática e na reconstrução das políticas públicas no Brasil. Na pauta ambiental, “fui uma das deputadas que mais enviou recurso através de emenda parlamentar”, lembra. Ademais, o mandato de Ana Pimentel promoveu audiências públicas sobre mudanças climáticas, além de participar de ações em defesa dos servidores do Ministério do Meio Ambiente.
SUS é prioridade
A defesa do SUS continua sendo prioridade no mandato. “Aprovei o Programa de Alimentação Hospitalar, que prioriza a compra de alimentos da agricultura familiar no SUS”, cita Ana Pimentel. Em Juiz de Fora, o mandato tem trabalhado intensamente com a prefeita Margaria Salomão (PT), contribuindo com a melhoria da saúde. “Destinei recursos para ampliar o horário de atendimento nas UBSs e incluímos no PAC a retomada das obras do Novo HU”, afirma.
Educação pública
A disputa pelo orçamento adequado para a educação pública foi uma luta importante do mandato. Como vice-presidente da Frente da Educação, Ana Pimentel atua para o fortalecimento das universidades e institutos federais. “Defendemos a recomposição orçamentária, além da valorização dos servidores docentes e técnico-administrativos, que são fundamentais para o ensino superior e tecnológico”, diz.
“Enquanto no Brasil atuamos para que o projeto democrático consagrado nas urnas com a eleição do presidente Lula se consolidasse, em Minas Gerais, continuamos na resistência ao governo neoliberal de Zema”, explica. O mandato luta contra a privatização das escolas públicas e em defesa da vacinação infantil. “Articulei junto ao governo federal verbas para patrimônio histórico, como a restauração das igrejas em São João Del Rei e aprovamos o PL que reconhece Resende Costa como Capital Nacional do Artesanato Têxtil”.
Para a deputada, “as eleições deste ano mostraram que o PT cresceu, reelegemos prefeituras importantes como Juiz de Fora e Contagem. Incorporar experiências municipais exitosas ao programa do partido será de suma importância para o fortalecimento do PT”, conclui.
Assessoria de comunicação da deputada Ana Pimentel