Na manhã de hoje (25), como parte das homenagens e despedida de Américo Gomes, militante histórico do PSTU e da LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional), uma parte de suas cinzas foram jogadas ao mar na Praia do Gonzaga, em Santos, no Litoral Sul de São Paulo. Mesmo local que foram depositadas as cinzas da mãe dele.

Este momento de despedida contou a presença de militantes e membro da direção nacional do PSTU e da LIT-QI; da Vera, ex-candidata à presidência da República pelo PSTU; de familiares, como Emílio Astuto Gomes, seu irmão; e da vereadora de São Paulo pelo PSOL, Silvia Ferraro, ex-companheira de Américo.

Amanhã, dia 26, a partir das 10h, acontecerá uma cerimônia no Memorial da Resistência na cidade de São Paulo, local que será depositado o restante das cinzas de Américo. O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta em defesa das liberdades democráticas no Brasil. É um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.

Américo Gomes foi um dos militantes da Convergência Socialista, principal corrente política que deu origem ao PSTU, perseguido pela ditadura militar. Foi anistiado em 2013 e estava à frente, como advogado do PSTU e dos militantes da Convergência Socialista perseguidos pelo regime autoritário instalado no Brasil após o golpe de 1964, da luta por anistia.

Cinzas do corpo do Américo foram lançadas ao mar, na mesma praia que foram lançadas as cinzas da mãe dele

Américo seguirá recebendo homenagens por toda a sua história de luta e dedicação a construção do partido revolucionário e da internacional socialista. Vamos honrar a sua memória, fazendo da sua determinação, da sua vida destemida, da sua dedicação à classe operária, ao projeto socialista e revolucionário, um exemplo para seguir em frente na luta pelo socialismo e pela revolução.

Américo presente! Até o socialismo, sempre!

Veja também!

Memorial Américo Gomes

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/03/2025